A quarta edição do projeto “Espaço Emprego JF” reuniu centenas de pessoas em busca de um emprego ao longo da manhã desta quinta-feira (31) no Espaço Mascarenhas, na Praça Antônio Carlos. O evento acontece até às 14h e a expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), é de que cerca de duas mil pessoas compareçam no local.
No total, mais de 550 vagas foram oferecidas durante o evento para contratação imediata. Apesar do número de ofertas de emprego ser menor do que o de procura, a gerente do Departamento de Melhoria do Ambiente de Negócios e Economia Solidária, Vanessa Verdeiro, explica que muitas empresas também aproveitam a oportunidade para recolher currículos para banco de talentos, ou seja, os candidatos são cadastrados e contatados posteriormente para entrevistas.
“O projeto tem dado muito certo, estamos recebendo um bom retorno das empresas tanto em relação a essas contratações imediatas, quanto nas contratações que são feitas depois do período de recolhimento dos currículos”, afirma Vanessa.
Nesta edição, 15 empresas dos setores de serviços, comércio, indústria e construção civil estão oferecendo vagas desde estágio e cadastro no Jovem Aprendiz até empregos para diferentes níveis.
Uma das pessoas interessadas nas vagas ofertadas foi Márcio Custódio Ferreira, de 57 anos. Há cinco anos desempregado, ele busca uma oportunidade na área de departamento pessoal, a qual se dedicou por duas décadas. É a primeira vez que Márcio participa do evento, mas, embora tenha esperança, as expectativas não estavam tão altas. Ele acredita que sua área de interesse tem poucas vagas, o que dificulta uma possível contratação.
Já Raquel da Silva Alves, 20, e Gislaine Anastácia da Silva, 27, foram até o Espaço Mascarenhas à procura de qualquer vaga disponível. As duas tornaram-se amigas quando trabalhavam em um mesmo estabelecimento do ramo alimentício. Dois meses atrás, elas foram demitidas e, desde então, estão entregando currículos juntas. Raquel já havia participado da iniciativa em outra edição e conseguiu ser efetivada, por isso, estava com esperança de que sairia dali com um novo emprego.
Espaço Emprego JF
O projeto integra as ações do programa “Geração JF – Emprego, Renda e Negócios”, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), oferecendo às empresas locais oportunidade de utilizar espaços públicos para oferta de postos de trabalho e recebimento de currículos. As empresas que almejam participar precisam se inscrever em chamada pública, aberta pela Sedic a cada edição do evento.