Ícone do site Tribuna de Minas

Último dia para saque do FGTS movimenta agência em JF

PUBLICIDADE

No último dia para saque das contas inativas do FGTS, a agência Manchester, na Avenida Rio Branco, apresentou intensa movimentação durante todo o dia, mas sem a existência de filas, como aconteceu em outras cidades do país. Na avaliação da Caixa, a demanda não foi caracterizada necessariamente por beneficiados, mas também por trabalhadores com dúvidas se haveria valores a receber. Na falta de balanço local, em Minas, cerca de 2,7 milhões dos três milhões de trabalhadores sacaram valor equivalente a R$ 3,7 bilhões, conforme o balanço mais recente referente a 19 de julho. O prazo venceu nesta segunda-feira (31) e não será prorrogado. Tinha direito ao saque o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido até dezembro de 2015. A estimativa é que 99% do valor previsto foi pago no estado.

Em dois casos específicos, o prazo segue até 31 de dezembro de 2018. Conforme o Decreto 9.108, de 26 de julho de 2017, os trabalhadores que comprovarem situação de doença impeditiva à locomoção e reclusão em regime fechado para realização do saque no período de 10 a 31 de julho poderão solicitar o saque das contas inativas até o final do próximo ano.

PUBLICIDADE

A comprovação deverá ser feita, exclusivamente, nas agências da Caixa, por meio da apresentação de atestado médico, nos casos de grave moléstia, justificando a impossibilidade de comparecimento do titular da conta vinculada. Para os casos de reclusão em regime fechado, deverá ser apresentada certidão em nome do titular da conta do FGTS obtida junto à Vara de Execução Penal, Vara de Execução Criminal, juízo responsável pelo decreto da prisão ou pela autoridade da unidade prisional.

PUBLICIDADE

No país
No país, quase cinco milhões de trabalhadores ainda não sacaram os valores a que têm direito. Conforme a Caixa, os créditos que não forem retirados neste período permanecem nas contas dos titulares, que poderão sacar conforme as regras em vigor. Além da rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, os valores do FGTS também são resgatados quando o trabalhador se aposenta, caso ele ou dependente for diagnosticado com doença grave e em caso de morte. O FGTS também pode funcionar como auxílio na aquisição da casa própria.

Sair da versão mobile