Nos carrinhos de compras, as aves perderam lugar para a carne para churrasco. O vinho cede espaço para o espumante, e a cerveja continua garantida nas festas de fim de ano. A poucos dias para a virada, o movimento nos supermercados começou a ganhar corpo na sexta (28) e prometia seguir aquecido também no sábado. Por conta das viagens típicas de final de ano, a expectativa do setor é que a demanda na segunda-feira não seja tão expressiva.
No Bahamas, a previsão é de que as vendas cresçam até 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Para as festas de fim de ano, que inclui o Natal e o Réveillon, a aposta é que sejam vendidos dez milhões de unidades de cerveja. Até a última terça (25), já tinham sido comercializados quase oito milhões de unidades. De sexta a segunda, a expectativa é que os consumidores levem para casa outros dois milhões de unidades. Também está prevista a venda de 100 mil garrafas de espumantes, 240 toneladas de carne bovina (contrafilé e alcatra), além de 170 toneladas de carne suína (pernil e lombo).
Conforme o gerente de Marketing do Bahamas, Nélson Júnior, a exemplo do Natal, em que as vendas cresceram, pelo menos, 15% ante igual período de 2017, a rede também está preparada para atender a demanda da virada. De olho no costume de os juiz-foranos optarem pelo churrasco na passagem de ano, só na sexta (28), era esperada a venda de 30 a 40 toneladas de asa de frango, um dos produtos escolhidos para entrar na brasa, junto com a carne, o pão de alho e o queijo coalho.
Otimismo
A Associação Mineira de Supermercados (Amis) espera crescimento de 2,5% nas vendas ante igual período do ano passado. Na avaliação da Amis, a recuperação, ainda que tímida, nos níveis de emprego e a maior confiança do mercado na melhora contínua da economia levam o setor a acreditar que as vendas continuarão crescendo. A projeção de crescimento para o ano, que era de 2,80%, inclusive, deve ser revista para cima, com o fim das comemorações.
No país, o setor supermercadista projeta crescimento nominal de 10,27% nas vendas de final de ano, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o setor segue com resultados positivos e no caminho da recuperação econômica, o que contribui para o otimismo dos empresários em relação às vendas. “Nossa Pesquisa Natal mostra que alguns itens tiveram crescimento nas apostas na comparação com 2017, o que demonstra melhor confiança dos supermercadistas para o período.” Em relação aos produtos mais consumidos no Natal e no Réveillon, o vinho importado (13,81%) e o panetone (13,06%) lideram as perspectivas de vendas, seguidos por refrigerante (12,44%), carne bovina (12,35%), cerveja (12,19%) e frango congelado (12,11%).