Termina neste sábado (30) o prazo para que os trabalhadores com carteira assinada recebam o 13º salário. Este ano, a gratificação natalina deve injetar, pelo menos, R$ 340 milhões na economia juiz-forana. Só aposentados e pensionistas têm nas mãos 34,4% deste montante, o equivalente a R$ 117 milhões. Esta semana, eles começaram a receber a segunda parcela, no valor de R$ 58,5 milhões. A primeira foi paga entre agosto e setembro.
"A maioria dos aposentados vai usar esse dinheiro para pagar contas acumuladas durante o ano", aposta o presidente da Associação dos Aposentados de Juiz de Fora, Geraldo Gonçalves Lima. Esta, na avaliação dele, já teria sido a destinação da primeira parcela. "Se sobrar alguma coisa da segunda parcela, será destinada para a reunião com a família." Para Geraldo, a aposentadoria defasada e o custo de vida em alta comprometem o poder aquisitivo desta parcela da população, e no Natal não será diferente. Conforme informações da Gerência Regional do INSS, são 132.318 aposentados e pensionistas beneficiados com a gratificação natalina em Juiz de Fora.
Embora a liberação da segunda parcela possa ser feita até 20 de dezembro, é por ela que o comércio espera. Conforme o presidente do Sindicato do Comércio (Sindicomércio), Emerson Beloti, a expectativa de que os consumidores destinem boa parte da outra metade do extra para as compras se mantém este ano. Em breve, o Sindicomércio divulga pesquisa de intenção de compras dos consumidores e expectativa de vendas dos empresários. "A segunda parcela é importante para que exista um bom dezembro", avalia, reconhecendo que 2013 não foi um "grande ano" para o setor.
Pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) em outubro, com 612 consumidores, apontou que a maioria (62%) pretende utilizar o 13º para acerto de dívidas já contraídas (aumento de 1,64% sobre 2012). "Isto demonstra que a redução da atividade econômica e a inflação mais elevada aumentaram o endividamento", atesta o coordenador do estudo, o diretor executivo de pesquisas econômicas, Miguel José Ribeiro de Oliveira.
Conforme Miguel, este ano houve redução de 12,5% na intenção de utilizar a gratificação para a compra de presentes, "demonstrando maior dificuldade e preocupação com os gastos". O estudo da Anefac mostrou, ainda, que 77% dos consumidores têm dívidas contraídas no cheque especial e no cartão de crédito e pretendem utilizar o extra para regularizar a situação. O cartão é a linha de crédito com maior peso na composição das dívidas em aberto, atingindo 41% do total (crescimento de 2,5% ante 2012) contra 36% do cheque especial (elevação de 2,86% na comparação com o ano anterior).
Para o professor de Administração da Universidade Anhembi Morumbi, Osmar Pastore, a fórmula para utilização segura da gratificação é relativamente fácil e tem três regras: quitar as dívidas, antecipar pagamentos (em busca de descontos) e aplicar o que sobrar. Pastore recomenda reservar uma parte do 13º para quitar os compromissos típicos de início de ano, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar. "Não utilize todo o benefício do 13º em festas ou presentes, já que não terá retorno." Se comprar presentes no final do ano é inevitável, a sugestão é pagar à vista, evitando comprometer o cartão de crédito e o orçamento do próximo ano.
Cálculo
Para o cálculo do valor estimado da gratificação natalina dos trabalhadores formais de Juiz de Fora foi considerada a soma dos empregos com carteira assinada em 2011 (140.710) com o total de empregos formais criados em 2012 (5.667) e o acumulado deste ano até outubro (1.490) do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Estes são os dados mais recentes disponíveis no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao total, foi multiplicado o salário médio praticado na cidade (R$ 1.494), conforme a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) também de 2011. Nessa quinta-feira, a Tribuna procurou o MTE em suas três esferas, municipal, estadual e federal em busca de dados atualizados, mas não obteve retorno. Os números do abono previdenciário foram fornecidos pela Gerência Regional do INSS em Juiz de Fora.
