Ícone do site Tribuna de Minas

Comércio abriu 167 empregos formais em maio em Juiz de Fora

carteira de trabalho agencia brasil
PUBLICIDADE

Juiz de Fora terminou o mês de maio com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, conforme levantamento divulgado pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira (29). De acordo com o balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram 424 novas vagas criadas, sendo 167 pelo comércio, 146 pela construção civil, 133 em serviços e seis em agropecuária.

O panorama positivo pode ser percebido na construção, que conseguiu reverter o cenário de queda e aumentar o quadro efetivo de funcionários em maio. No setor da indústria, entretanto, houve um enxugamento de vagas, com corte de 28 postos formais no mês analisado. Essa realidade se destoa do mês anterior, quando 256 funcionários foram admitidos.

PUBLICIDADE

Outro decréscimo pode ser visto, ainda que menor, no número de contratações no mercado formal de abril para maio. Ainda que o mês passado tenha sido finalizado com saldo positivo, não superou as 658 vagas abertas anteriormente.

PUBLICIDADE

Minas tem mais de cem mil empregos criados

Minas Gerais vem conseguindo bons resultados na geração de emprego e renda. Em cinco meses foram 118.688 vagas criadas. Somente em maio, 26.626 novos postos foram abertos. O setor com maior crescimento até agora é o de serviços, com 83.915 contratações a mais do que demissões. Depois aparece a construção civil com 27.958, já a agropecuária fica em terceiro com mais 19.559 empregos. Comércio e a indústria vêm a seguir com 15.412 e 8.429 postos, respectivamente.

À Agência Minas, o analista de políticas públicas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Cristian Borges, reiterou a importância desses resultados. “Minas segue em destaque, pois ocupa hoje a segunda colocação com maior saldo de geração de empregos no país. Além disso, todos os setores econômicos apresentaram resultado positivo. Isso representa uma série de investimentos e ações voltadas para a empregabilidade e o mercado de trabalho no estado, mostrando assim como Minas vem avançando e seguindo forte neste segmento”, declarou o analista.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile