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Com crise, franquia barata é opção

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Diante da retração econômica, as franquias podem ser uma alternativa para quem pretende abrir o próprio negócio. Por terem uma estrutura de gestão pronta e uma marca reconhecida pelo público, as vantagens são maiores em comparação a outros tipos de empreendimento. Além disso, a taxa de mortalidade é 40 vezes menor do que a de empresas com modelos próprios, conforme dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF). Apesar de menos arriscada, a abertura de uma franquia exige cuidados, sobretudo uma análise apurada do dinheiro que será investido. Para quem tem menor valor disponível, a opção é apostar nas microfranquias, que exigem aporte de R$ 5 mil a R$ 80 mil. (Ver quadro)

A diretora da ABF em Minas Gerais, Danyelle Von Straten, afirma que há uma grande variedade de franquias no mercado, o que dá a chance do empreendedor escolher aquela que atende melhor o seu perfil. “São opções de diferentes setores de atividade, com investimentos a partir de R$ 5 mil.” Ela acredita que esta versatilidade é responsável pela manutenção do crescimento do setor mesmo em tempos de desaceleração econômica. No ano passado, o setor faturou R$ 127,3 bilhões no país, um aumento de 7% ante ao ano anterior. Minas Gerais teve uma participação de 4% neste montante. No estado, o número de empresas avançou 6% de 2013 para 2014, passando para 9.925.

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Os segmentos de hotelaria e turismo, negócios e serviços e alimentação estão, nesta ordem, entre as preferências dos mineiros. Na explicação de Danyelle, o crescimento do primeiro ramo de atividade se deu por conta da realização da Copa do Mundo. “Já o segmento de alimentação é sempre muito demandado, enquanto a área de negócios e serviços é mais diversificada, o que contribui para que esteja sempre em alta.”

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Segundo a diretora da ABF, dentro de qualquer ramo de atividade há microfranquias. “É necessário pesquisar. Também é importante salientar que o retorno financeiro será proporcional ao investimento feito”, orienta. “A franquia é uma das formas mais brilhantes de associativismo, pois o grande empresário ajuda o pequeno empreendedor a crescer. Quem entra no mercado já conta com uma marca consolidada e um know-how que foi testado e aprovado pelo consumidor.”

Autonomia limitada

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O gerente regional do Sebrae Minas, João Roberto Marques Lobo, concorda com a vantagem das franquias em tempos de crise: “É menos arriscado, já que você recebe do franqueador o planejamento, a ideia de público alvo e todo o projeto.” No entanto, ele ressalta que receber o modelo pronto de negócio também reserva desvantagens. “O empreendedor tem uma autonomia limitada e não pode, por conta própria, mexer no mix de produtos ou tentar cortar custos de operação. Ele é obrigado a seguir um padrão.” Lobo destaca que, antes de abrir uma franquia, o futuro empresário deve ler a carta do franqueador na qual contém os deveres e obrigações de quem se torna um franqueado. “Se ele perceber que é possível cumprir o que está determinado, ele pode dar o segundo passo.”

Crescem os franqueadores na região

Além do aumento no número de empreendedores que abrem franquias, o Sebrae Minas tem percebido maior interesse de empresários da região que têm negócios já consolidados no mercado para se tornarem franqueadores. “Além das capacitações destinadas a quem tem interesse em se tornar franqueado, começamos a realizar projetos voltados para potenciais franqueadores. A demanda tem crescido bastante”, diz o gerente regional do Sebrae Minas, João Roberto Marques Lobo.

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Ele explica que o Projeto Minas Franquia trabalha na criação de oportunidades para que micro e pequenas empresas com potencial de crescimento possam expandir os negócios, tornando-se franqueadores. “Em Juiz de Fora, já temos vários casos de sucesso.” Dentre estes, ele destaca a empresa Viva Eventos, as loja de roupas Scaldini e Caricatura, as pizzarias Artezanalle e Vaporetto, a Adel Veículos e a loja Vida de Noiva.

Orientação

A economista e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fernanda Finnoti Perobelli, alerta que a atual situação econômica do país confere uma menor demanda de consumo e, por isso, é necessário estar bem atento a qualquer tipo de investimento que seja feito. A dica vale tanto para quem deseja abrir uma franquia quanto para quem já está no mercado e pretende expandir os negócios. “É primordial analisar os investimentos que serão feitos a curto, médio e longo prazo. Para se ter a certeza que o negócio tem garantia de retorno.”

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