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Gol suspende venda de passagens do Regional para Pampulha

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(Foto: Leonardo Costa)

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Quem tenta comprar passagem do Aeroporto Itamar Franco, o Aeroporto Regional, para o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, não encontra, pelo menos na tarde desta terça (30), voos disponíveis até o dia 24 de março, apesar de a opção estar disponível entre o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Pampulha, com conexão no Aeroporto Regional. Até segunda, havia a opção de compra até o dia 5 do Itamar Franco para Pampulha. Nos bastidores, há a especulação de que a insegurança jurídica seria o motivo para a lacuna adotada pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes. A expectativa é de que, até o final de março, o Tribunal de Contas da União (TCU) decida sobre o mérito do processo que discute a liberação de voos comerciais interestaduais tendo como partida e destino o Aeroporto da Pampulha.

Procurada, a Gol afirmou, por meio de sua assessoria,  que não suspendeu as vendas dos voos entre os aeroportos da Pampulha e Juiz de Fora, mas também não explicou o motivo de as passagens, via site, estarem indisponíveis. A administração do Aeroporto Regional, por meio de sua assessoria, informa que não houve comunicação formal por parte da Gol sobre a suspensão de venda de passagens neste intervalo. O posicionamento é de que o terminal está preparado, operacionalmente, para receber essa demanda e a possível suspensão de voos é uma decisão que não cabe à concessionária.

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Juiz de Fora x Congonhas: único horário disponível é relativo a rota IZA X CGH, já realizado pela empresa

Conforme a Tribuna antecipou antes mesmo do início das operações, no dia 22 deste mês, o Aeroporto Regional assumiu importância na briga jurídica envolvendo o Pampulha. Por determinação do TCU, acatada pelo Ministério dos Transportes, as operações em Pampulha estão restritas a modalidade táxi aéreo, além de voos diretos entre o aeródromo e os aeroportos regionais. Conforme definição que consta na Lei 13.097/2015, aeroportos regionais são aqueles de pequeno ou médio porte, com movimentação anual inferior a 600 mil passageiros. O Aeroporto Itamar Franco enquadra-se nesse perfil, já que, em 2017, transportou cerca de 130 mil passageiros.

Impedida de fazer a ligação direta entre Pampulha e Congonhas, a alternativa usada pela Gol tem sido conectar São Paulo a Belo Horizonte através da rota Congonhas – Zona da Mata – Pampulha. Na ocasião, a Agência Nacional de Aviação (Anac), por meio de sua assessoria, afirmou que a rota acima descrita fica mantida, pois há um aeroporto regional (sem restrições) ligando o destino final, apesar de o equipamento utilizado pela Gol ser um Boeing 737, com capacidade para 138 lugares.

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As frequências disponíveis a partir do dia 25 de março são: partindo do Aeroporto Regional, embarques previstos para 8h25 e 17h40, com chegada programada às 8h55 e 18h10, na ordem, em Belo Horizonte. No sentido contrário, os embarques estão previstos para 9h25 e 18h40, com chegada às 9h55 e 19h10, respectivamente. As opções pela manhã são de segunda a sábado. Já as da tarde são de segunda a sexta e também aos domingos.

Antes da alternativa para Pampulha, os passageiros partindo do Itamar Franco contavam apenas com voos diretos para o Estado de São Paulo: Congonhas (pela Gol) e Viracopos, em Campinhas (pela Azul Linhas Aéreas).

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