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Nova edição do Ideas For Milk acontece remotamente

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Por conta da pandemia do coronavírus, o Ideas For Milk acontece de forma remota este ano. O projeto da Embrapa Gado de Leite entra em sua quinta edição com programação on-line em todas as quatro etapas: Caravana 4.0, Vacathon, Desafio de Startups e Prêmio Ideas for Milk de Inovação. Reunindo estudantes, pesquisadores, produtores e empresários do agronegócio do leite, o movimento busca soluções tecnológicas para o setor, a fim de otimizar custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos.

Conforme o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, as iniciativas do Ideas For Milk, especialmente o Vacathon (maratona de inovação do setor do leite e derivados) e o Desafio de Startups (competição para identificar novos empreendedores e fomentar soluções), abrem espaço para discutir e ensinar sobre inovação aberta, onde projetos são formados a partir de diferentes competências e contribuem para o setor como um todo.

“Antigamente, a Embrapa gerava a solução dela, e era só dela. A empresa gerava a solução, e era só dela”, exemplifica. “Se a Embrapa e a empresa fazem uma inovação aberta, elas vão resolver um problema da cadeia. A empresa vai ter uma solução que vai comercializar, e aquela solução pertence às duas em função do esforço que cada uma colocou”, diz Carvalho.

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Cinco equipes juiz-foranas participam do Vacathon

Até esta sexta-feira (30), equipes de 27 universidades participam do Vacathon – maratona de inovação onde os times recebem mentorias de produtores, especialistas e profissionais de instituições e empresas participantes. Pela primeira vez, o projeto contará com a participação de grupos de universidades exteriores. Serão três equipes de universidades da Argentina e quatro da Angola. De Juiz de Fora, cinco equipes participam da maratona: uma do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, uma do IF Sudeste e três da UFJF.

Os temas desta edição do Ideas for Milk seguem os eixos de FoodTech, Inovação e Empreendedorismo. Diariamente, os participantes contam com um cronograma de conteúdos virtuais. De acordo com Bruno Carvalho, o principal desafio desta edição foi levar as técnicas para os participantes de maneira remota. O canal conta com mais de 50 vídeos de professores e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento, onde apresentam os respectivos problemas da cadeia leiteira.

Além deste material, os estudantes contam com mentorias de professores e pesquisadores a fim de entregar soluções que possam ser vistas como modelo de negócios. “No início, a mentoria voltou-se para a parte técnica, para validar os desafios escolhidos. Agora, a mentoria é para sair a questão do modelo de negócio. Temos muita gente querendo validar o modelo, com propostas de valor”, conta.

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A escolha das melhores soluções criadas durante o período de imersão do Ideas for Milk será feita de forma on-line, com transmissão nas páginas da Embrapa no Youtube, Facebook e Repileite.

Inscrições para Desafio de Startups do Ideas for Milk

Com o objetivo de identificar novos empreendedores e colaborar para que suas ideias sejam colocadas em prática, o Ideas For Milk promove o Desafio de Startups. A iniciativa procura fomentar a pesquisa em busca de soluções para problemas existentes na produção do leite. Por meio da competição, os participantes têm a oportunidade de mostrar suas ideias para investidores, produtores, mídia especializada e executivos da cadeia leiteira. 

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As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 3 de novembro. Podem participar equipes ou startups. Para isso, é necessário preencher o formulário disponível no site do Ideas For Milk e anexar um vídeo de até quatro minutos com a apresentação da proposta. O resultado da startup vencedora será divulgado no dia 11 de dezembro, em cerimônia de premiação virtual no canal da Embrapa no YouTube.

De acordo com o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, essa etapa funciona como uma “vitrine das startups”. “Elas vão ser julgadas por um júri composto de pesquisadores, professores, técnicos de empresa, produtores, e vão passar pelo crivo dessas pessoas que vão reconhecer o valor daquela proposta. Ao ser reconhecida, os produtores e laticínios passam a ver credibilidade e aquela proposta consegue avançar”, explica.

Nesta quinta edição, as ideias devem ter conexões com os seguintes temas: insumos, fazenda, captação, fábrica de laticínios, distribuição e varejo. Além disso, de acordo com a Embrapa, devem ser orientadas para soluções inovadoras não digitais ou inovação com o uso de recursos tecnológicos como, por exemplo, aplicativos para dispositivos móveis.

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Demais etapas

Dentro da programação do Ideas For Milk, no dia 4 de dezembro a iniciativa irá apresentar os vencedores do “Prêmio Ideas for Milk de Inovação”. A premiação é voltada para empresas que apresentaram soluções inovadoras por meio de processos conscientes. Inseridos na ótica de FoodTech, os produtos premiados são orgânicos, sustentáveis e eficazes.

Anteriormente, o Ideas For Milk promoveu a Caravana 4.0, que apresentou propostas em universidades. Neste ano, o projeto também ocorreu de maneira remota. Os encontros buscavam motivar futuras propostas para as demais etapas, como Vacathon e Desafio de Startups. Por meio de lives, professores e alunos de diversos cursos discutiram empreendedorismo e inovação da cadeia de leite e derivados.

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