Brasília (ABr) – Começou ontem e vai até 11 de outubro o período de apresentação de contribuições para os estudos de viabilidade técnica e econômica e para o programa de exploração das rodovias BR-040, no trecho que liga Brasília a Juiz de Fora, e BR-116, entre Além Paraíba e Divisa Alegre, em Minas Gerais. As sugestões devem ser encaminhadas por meio do site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A licitação das rodovias faz parte da terceira etapa das concessões rodoviárias federais. Também estão programadas duas audiências públicas presenciais para a coleta de sugestões. Uma será dia 2 de outubro em Belo Horizonte, e a outra será dia 3 de outubro em Brasília, na sede da ANTT. O aviso de licitação das rodovias foi publicado no Diário Oficial da União de ontem.
Com investimento de R$ 430 mil, a Cemig realiza ações de eficiência energética em Juiz de Fora, dentro do Programa Energia Inteligente (EI). Na segunda-feira, o Hospital São Vicente de Paulo será atendido com a substituição de duas autoclaves, equipamento de esterilização hospitalar, por outras duas mais eficientes e modernas. No Abrigo Santa Helena, será inaugurado o sistema de aquecimento solar de água.
Segundo o coordenador do projeto Autoclaves, Fernando Queiroz, médicos, funcionários e pacientes do Hospital São Vicente de Paulo serão beneficiados. Com a instalação das autoclaves eficientes, o hospital irá economizar na sua conta de energia elétrica e os recursos poderão ser investidos em melhorias. A redução é estimada em R$ 43 mil por ano. Queiroz destaca, ainda, a maior segurança nos processos de esterilização (em menor tempo e maior eficiência), proporcionando melhor qualidade no trabalho dos médicos, além de conforto e segurança para os pacientes.
No Abrigo Santa Helena, a instalação dos sistemas de aquecimento solar em substituição aos chuveiros elétricos vai proporcionar até 70% de economia no consumo da energia elétrica usada para o aquecimento da água, prevê o coordenador do Projeto Solar ILPI, Ranieri Coelho. A avaliação é que a instituição terá redução significativa na sua conta de energia elétrica. Essa economia vai proporcionar investimentos em infraestrutura, alimentação e outras atividades que melhorem a qualidade de vida dos internos.
Conforme a Cemig, além da redução nos custos, o EI tem como objetivo disseminar a cultura do consumo consciente nas instituições.
