Ícone do site Tribuna de Minas

Fábrica pode ser inaugurada em junho

PUBLICIDADE

Quase um ano após o prazo inicialmente previsto, a primeira fábrica de Polimetálicos do país pode ser oficialmente inaugurada em junho. Esta foi a estimativa divulgada esta semana pela Votorantim Metais. O cronograma inicial era agosto de 2011. A empresa afirmou, por meio de sua assessoria, que, em função do projeto, foram criados 120 empregos diretos. A produção acontece em pequena escala, em fase chamada "curva de aprendizagem", uma espécie de projeto-piloto antes da fabricação industrial. Não há definição sobre contratação de fornecedores. A Votorantim não divulgou mais detalhes sobre a iniciativa.

Em novembro do ano passado, a Tribuna noticiou que o projeto estava em fase de testes. O Polimetálicos foi apresentado, pela primeira vez, em 2007 e teve a "partida postergada" em outubro do ano seguinte em função da crise econômica mundial que afetou a demanda internacional por metais. Em 2010, quando foi comunicada a retomada da iniciativa, o investimento previsto era de R$ 520 milhões, com a criação de 700 empregos durante a implantação.

PUBLICIDADE

Com o Polimetálicos, o objetivo é aumentar em 15 mil toneladas a produção anual de zinco da Unidade Juiz de Fora (no ao passado chegou a 98 mil toneladas por ano), reduzir em 30% o concentrado importado e diminuir em até 80% a geração de rejeitos. Um dos principais projetos para a unidade local é a utilização do pó de aciaria usado em siderúrgicas reciclado para a produção de zinco. Todo material resultante do processo produtivo, inclusive os efluentes líquidos, será tratado e reutilizado, visando a autossuficiência do sistema. Com a iniciativa, também será possível gerar subprodutos, como o índio e o sulfato de chumbo. Entre os objetivos estão potencializar economicamente a planta, melhorando a competitividade da unidade juiz-forana. A meta inicial, ainda em 2007, era incrementar em R$ 220 milhões por ano a receita da fábrica local.

Termo aditivo

No ano passado, foi assinado o terceiro termo aditivo ao protocolo de intenções com o Governo mineiro, elevando para R$ 904 milhões os potenciais investimentos na cidade. Ao projeto, foi incorporada a implantação de uma unidade de produção e reciclagem de chumbo que demandaria mais R$ 383 milhões em recursos. A previsão era de que a concretização acontecesse ainda em 2012.

Sair da versão mobile