O dia de descontos Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29) em todo o país, chega com expectativa para os consumidores juiz-foranos. De acordo com a organização nacional do evento, o município deve movimentar mais de R$ 10 milhões em negócios, mas não apenas no comércio. Cada vez mais, o setor de serviços tem apostado na data como uma maneira eficaz de garantir vendas em um período que, historicamente, a demanda é decrescente. De acordo com a professora de finanças da Faculdade de Economia da UFJF, Fernanda Finotti, a estratégia tende a ser eficaz. “Como o setor de serviços é prejudicado no fim do ano, porque as pessoas estão direcionando esforços para compra de presentes, matrículas ou férias, eles estão entrando na onda para não deixar o movimento cair.”
Segundo o economista-chefe da Federação do Comércio (Fecomércio-MG), Guilherme Almeida, a Black Friday traz um “apelo comercial”, o que pode estar relacionado à adesão do setor de serviços às ações durante o período. “A data é conhecida por descontos agressivos e preços atrativos. Isso está, de fato, entre os primeiros itens que atrai o consumidor. Nós temos preços e comodidade que são, talvez, os dois fatores que mais atraem os clientes aos estabelecimentos, sejam eles físicos ou virtuais. E esses prestadores de serviços fazem ações nesse período justamente aproveitando esse apelo comercial da data. Essa é uma data muito importante que acaba garantindo um aumento nas vendas, seja para qual segmento o estabelecimento atua.”
Levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que 57% dos empresários que pretendem participar da Black Friday deste ano acreditam que a data é uma oportunidade de prospectar novos clientes. Foi com este conceito que a Unimed Juiz de Fora está realizando, pela segunda vez, a “Semana de Vantagens”, ofertando descontos em todos os planos de saúde. “A Black Friday tomou uma dimensão muito mais ampla e vai abrangendo, praticamente, todas as áreas da economia, de uma forma geral”, afirma o diretor de relacionamento e mercado da Unimed Juiz de Fora, o psiquiatra Glauco Araújo. “No ano passado, nós tivemos essa primeira experiência exatamente na época da Black Friday e foi um sucesso estrondoso. A Unimed Juiz de Fora foi pioneira nacional com essa ideia e nós fomos até agraciados com o prêmio de marketing na convenção nacional do plano de saúde”, conta.
Consultoria
Com esta intenção, a empresa júnior de turismo da UFJF Inova Rumos decidiu aproveitar, pela primeira vez, a Black Friday. De acordo com a coordenadora de criação da empresa, Rafaela Caldas de Moraes, todos os serviços – assessoria e consultoria de redes sociais e gestão de eventos – estarão com 20% de desconto durante todo o mês, na ação nomeada como “Black November”. “Partiu de uma iniciativa para captar clientes novos e retomar contato com aqueles que perdemos por algum motivo”, conta Rafaela.
Segundo a coordenadora de criação da Inova Rumos, a ação já apresentou resultados nos primeiros 20 dias do mês, com novas pessoas procurando a empresa para conhecer seus trabalhos, um dos objetivos da iniciativa. “Também queremos mostrar nossos serviços, porque quando você está fazendo esse tipo de divulgação, muitas pessoas começam a te conhecer. Talvez ela não precise do seu serviço, mas ela conheça alguém que precise, então entra nisso de cativar mais pessoas para dentro da empresa.”
Demanda dos clientes
Desde 2013, a clínica de depilação Vittality Laser oferece descontos durante o período. De acordo com a sócia-proprietária do espaço, Simone Borges, a ideia de realizar promoções de Black Friday partiu de uma demanda dos próprios clientes. Com base em resultados anteriores positivos, a clínica irá realizar, nos dias 29 e 30, descontos progressivos de 30% a 50% para depilação. “Todo ano são promoções diferentes. Neste ano, optamos por essa promoção porque tem uma procura maior por mais áreas, e também leva o cliente a querer comprar mais áreas, já que vai aumentar o desconto”, explica Simone.
Cerca de 40% querem ir às compras
Cerca de 40,6% dos consumidores mineiros têm intenção de ir às compras durante as promoções da Black Friday deste ano, de acordo com pesquisa da Fecomércio-MG. A expectativa quase dobrou em relação aos números do ano passado, quando 23,8% dos entrevistados planejavam adquirir novos produtos durante a data. Tradicional dos Estados Unidos, a data comercial acontece no Brasil com promessas de descontos em produtos de lojas on-lines e físicas. Em Juiz de Fora, comerciantes e prestadores de serviços já estão se preparando para o evento, com boas expectativas de vendas. Muitos, inclusive, já iniciaram seu período de descontos.
O crescimento no número de interessados em adquirir novos produtos e serviços durante a Black Friday pode estar relacionado com o otimismo e, também, maior conhecimento sobre a data por parte dos consumidores, de acordo com o economista-chefe da Fecomércio-MG, Guilherme Almeida. A data, relativamente nova no Brasil, tem ganhado cada vez mais espaço no calendário varejista. “Esse conhecimento no decorrer dos anos por parte do consumidor faz com que as pessoas comecem a consumir bens e serviços nesse período. Além disso, temos a explicação econômica. Hoje, nós temos um pacote de indicadores macroeconômicos relacionados ao consumo, como inflação baixa, taxas de juros baixas – o que acaba facilitando o crédito – e também o próprio emprego que vem respondendo de forma positiva, apesar da ainda elevada taxa de desemprego. Tudo isso contribui para que esses consumidores retomem a confiança”.
O levantamento realizado pela Fecomércio-MG apontou, ainda, que mais de 50% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 500 durante o período da Black Friday, o que demonstra a característica dos produtos normalmente adquiridos na data, segundo o economista-chefe da federação. A expectativa é que eletrônicos (30,1%), eletrodomésticos (21,2%), roupas, calçados e acessórios (19,9%) sejam os principais alvos dos consumidores.
‘O maior fiscal é o consumidor’
Apesar do ganho de popularidade, muitos consumidores ainda apresentam desconfiança quanto às ações promovidas em virtude da Black Friday. A pesquisa da Fecomércio mostrou que cerca de 59,8% acreditam que o evento é um “dia em que o comércio maquia descontos para vender mais”. Segundo Guilherme Almeida, o receio dos consumidores vem de casos onde “o desconto ofertado não condiz com a realidade”. “Muitas queixas giram em torno de estabelecimentos que precificam os produtos em um valor mais elevado em períodos anteriores a data, e na data, eles acabam diminuindo”, exemplifica. “Este tipo de ação acaba gerando um impacto negativo na reputação do estabelecimento e isso não é algo que o empresário consegue reverter em um curto prazo.”
Em Juiz de Fora, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon JF) tem monitorado os preços nas lojas físicas e virtuais há pelo menos 30 dias, por meio da solicitação prévia de amostragem de produtos, de acordo com o gerente de atendimento do órgão, Oscar Furtado. Entretanto, Furtado ressalta que “o maior fiscal é o consumidor”. “Achando essa diferença (de preços praticados), o consumidor deve procurar o Procon, registrar a informação e pedir providências junto ao órgão. O Procon vai apurar e, se for o caso, aplicar penalidade no fornecedor”. Os telefones do Procon são 3690-7610 e 3690-7611.
Boas expectativas
Em Juiz de Fora, Sindicato do Comércio (Sindicomércio-JF) não estimou números, entretanto, o presidente da categoria, Emerson Beloti, observa maior adesão por parte dos comerciantes. “O que a gente percebe é que, ano a ano, mais empresas estão aderindo a Black Friday, como também o aumento da venda daquilo que seja atrativo. A expectativa sempre é mais positiva.” Segundo Beloti, os descontos no município devem variar entre 30% e 70%, como ocorreu na edição de 2018.
De acordo com o levantamento da CNDL e do SPC Brasil, a expectativa entre os empresários para 2019 também é alta. Cerca de 42,8% acreditam que as vendas serão melhores que no ano passado, enquanto 31,7% falam em desempenho igual e 11,1% esperam vendas piores. Em Juiz de Fora, os comerciantes estão otimistas, como no caso da loja de moda íntima Cores & Tendências, localizada na Rua São Mateus, bairro homônimo, Zona Sul. De acordo com a proprietária do estabelecimento, Marci Gotelip Silveira, há pelo menos cinco anos que a loja realiza promoções durante a data, apresentando resultados positivos. “Nós temos uma política de não fazer tantas promoções durante o ano, esperando essa época para fazer uma boa promoção”, conta. “Já temos clientes que ficam até esperando essa promoção.”
Antecipação
Por ter uma característica de jornada de compras maior, a Óticas Carol está em promoção desde o dia 5 de novembro, de acordo com um dos franqueados em Juiz de Fora, Ricali Rodrigues. “A pessoa quer comprar um óculos, mas muitas vezes não tem a consulta, então ela tem que agendar com o médico, para depois ir com a receita na loja, ou seja, não dá para fazer um Black Friday de três ou quatro dias, isso seria insuficiente para atender o meu cliente”, exemplifica.
A franquia realiza ações relacionadas à Black Friday desde 2016. Neste ano, todas as armações e óculos de sol terão de 20% a 70% de descontos. Segundo Rodrigues, o mês de novembro tem se demonstrado o mais positivo em relação às vendas nas Óticas Carol, superando, inclusive, o Natal. “Se por um lado, novembro era um mês que não tinha nenhum apelo comercial antes da Black Friday, ele passou a ser tão forte que superou dezembro e impactou o Natal, sem dúvida nenhuma.”
Horários especiais em dia de desconto
A Black Friday em Juiz de Fora contará com horários diferenciados em alguns shoppings do município. No Independência Shopping, as lojas Americanas e C&A funcionarão por 36 horas seguidas, de 10h na quinta-feira (28), até 22h de sexta (29). Além disso, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o shopping realizará a promoção Black Moedas, em parceria com a Consul. Para participar, os clientes devem baixar um aplicativo de realidade aumentada, podendo escanear 10 moedas adesivadas pelos corredores do shopping, tendo acesso, assim, a descontos de produtos das lojas físicas do espaço.
No Shopping Jardim Norte, a Black Friday acontece entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro, das 10h às 22h, sendo que os clientes podem contar com descontos de até 70%. A administração do shopping informou, por meio de sua assessoria, que “a adesão dos lojistas à campanha foi grande este ano, com descontos e promoções diferenciadas, seguindo tendência nacional.”
O Santa Cruz Shopping também terá três dias de ofertas pela Black Friday (28, 29 e 30 de novembro). O funcionamento ocorrerá em horário normal, das 9h às 20h na quinta e sexta-feira, e de 9h às 18h no sábado. O shopping conta com 360 lojistas e, destes, pelo menos 80% deve participar da ação.
Já no Mister Shopping, as ações para a Black Friday acontecem na sexta-feira (29), em horário normal de funcionamento, das 9h às 20h. Das 107 lojas, pelo menos 50% devem aderir à data.