A passagem de ônibus em Juiz de Fora deve ser de R$ 2,70 na assinatura do contrato dos novos operadores do sistema. Ao final do primeiro ano, a tarifa pode subir para R$ 3,03. O estudo do edital, realizado pelo economista Guilherme Ventura, em parceria com a mestre de Transportes Maria Garcia, a pedido da Câmara Municipal, foi divulgado nesta sexta, em coletiva, a dois dias da data prevista para abertura das propostas, marcada para segunda, dia 30.
O estudo aponta, ainda, que a evolução dos custos do sistema pode representar aumento de 14%, além da inflação, ao final do segundo ano de contrato. Uma preocupação do economista é com a sustentabilidade do sistema e a possibilidade de a PJF iniciar um contrato desequilibrado economicamente.
Em audiência pública realizada na semana passada, o secretário de Transportes e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, negou essa possibilidade.
Conforme o presidente da Câmara, Rodrigo Mattos (PSDB), o objetivo do estudo foi alertar sobre os impactos na tarifa e que mudanças no edital poderiam melhorar este quadro.