Ícone do site Tribuna de Minas

Prefeitura vai abrir edital para escolher empresa que vai administrar o Serrinha

aeroporto da serrinha2
PUBLICIDADE

O edital de licitação para a contratação de empresa para administrar o Aeroporto Francisco Álvares de Assis, o Serrinha, será publicado ainda esta semana. A informação foi dada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, João Matos, em entrevista concedida à Tribuna, nesta segunda-feira (25), na qual confirmou o interesse da Passaredo Linhas Aéreas em operar no local. Os pedidos de voo da companhia, com destino a Guarulhos e Belo Horizonte, estão sendo analisados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Se forem aprovadas, as operações entram em vigor no dia 11 de novembro. De acordo com o secretário, antes disso, será definida a empresa responsável pela administração do terminal.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedetur) está à frente do aeroporto desde agosto, quando o contrato de concessão com a Sinart, antiga administradora, expirou. Neste período, foi anunciado que o novo processo de licitação seria organizado com base na mudança de vocação do aeroporto, com foco na aviação executiva. Nesta segunda (25), João Matos confirmou a informação, apesar da iminente possibilidade de retomada dos voos comerciais. “A Prefeitura sempre olhou o Serrinha como um grande negócio e está trabalhando para minimizar os custos com o aeroporto. Para isso, queremos consagrá-lo como um atrativo maior. O modelo de aviação empresarial é uma realidade, por isso, queremos que o espaço também seja aproveitado para atividades como hangaragem e oficinas de manutenção.”

PUBLICIDADE

Reconhecendo a importância dos voos comerciais, ele destacou que a ideia é fazer do Serrinha um agente de desenvolvimento local. “Nós estamos mantendo contato com a Passaredo e, até então, não havíamos divulgado essas informações porque iríamos esperar a concretização junto à Anac. A licitação será realizada antes de novembro, quando estão previstos os voos”, garante. “O Serrinha é um patrimônio da cidade, e precisa ser tratado dessa forma.”

PUBLICIDADE

Em análise

A assessoria da Anac confirmou que avalia os pedidos da Passaredo Linhas Aéreas. São voos regulares partindo do Serrinha para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com partida às 10h10 e chegada às 11h25. No sentido inverso, o embarque está previsto para às 16h20 e o desembarque, às 17h35. Com destino ao Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, o voo sai às 18h e chega à capital mineira às 18h55. Também foi solicitada a opção de sair de Belo Horizonte às 8h40 e chegar a Juiz de Fora às 9h40. Procurada pela Tribuna, a assessoria da Passaredo não retornou até o fechamento desta edição.

Valor de R$ 106.650 mensais

A licitação para a administração do Serrinha estava prevista para ocorrer em agosto, mas foi suspensa para avaliações técnicas do edital, que previa a contratação da empresa para um prazo inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período até o tempo máximo de 60 meses. O valor estimado era de R$ 106.650 mensais, e a contratada deveria manter, no mínimo, 15 funcionários, entre vigilantes, fiscal de pátio, auxiliar-administrativo e gerente.

PUBLICIDADE

Sem informar detalhes técnicos do edital que irá ganhar as ruas esta semana, João declarou que o período em que a Prefeitura esteve à frente do aeroporto foi importante para “movimentar o mercado da aviação.” “Demos o tempo necessário para provocar o interesse no aeroporto. Nós temos mais empresas interessadas em participar da concorrência.”

 

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile