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Top Of Mind chega à sua 16ª edição

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No ano em que completa 20 anos de realização da pesquisa Top Of Mind, a Tribuna de Minas se prepara para apresentar ao mercado as marcas que estão na memória do consumidor juiz-forano. O levantamento é uma parceria entre a Tribuna, a agência República e a empresa Akros Pesquisa de Opinião. Um total de 1.200 consumidores, acima de 16 anos e residentes de todas as regiões, responderam qual é a marca mais lembrada quando perguntados sobre 68 segmentos de comércio e serviços. Alguns destes, tradicionais na cidade, já foram pesquisados em edições anteriores. Outros foram inseridos na publicação pela primeira vez, em decorrência do comportamento do público local, como é o caso dos segmentos de cerveja artesanal, loja de suplemento e comida fit. Os resultados serão apresentados no jornal impresso e no site da Tribuna de Minas em setembro.

Cristiano Santos destaca a proporção e representatividade da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre 2 e 17 de maio por uma equipe de dez profissionais. “Estivemos em todas as regiões da cidade, priorizando os locais de maior consumo nestas áreas, como é o caso dos bairros São Mateus (Centro), Cidade Alta (Oeste), Benfica (Norte) e Manoel Honório (Leste). Trabalhamos nas proporções conforme as características da população. O número de homens e mulheres entrevistados, assim como dos moradores de cada região, foi selecionado de acordo com os dados do IBGE sobre Juiz de Fora, de forma que o nosso recorte mantivesse a proporção e a representatividade”, explica o cientista político e coordenador da pesquisa, Cristiano B. Santos.

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Maria Lúcia lembra que a pesquisa serve como balizador para marcas e agências

A escolha das áreas pesquisadas foi feita em conjunto com a agência República. “O ideal é escolher entre 60 e 70 segmentos para que a entrevista não fique cansativa para quem responde. A dinâmica do mercado nos últimos três anos, quando foi feito o último levantamento, nos apontou quais áreas entrariam no levantamento”, esclarece a diretora de atendimento da República, Maria Lúcia Mendonça. “ATop Of Mind é um balizador interessante para as marcas e as agências pensarem sobre as ações de marketing. As estratégias de publicidade são um dos fatores que contribui para uma marca ser lembrada pelo público.”

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De acordo com a diretora geral do Grupo Solar Comunicação, Suzana Neves, os resultados da pesquisa são de interesse do público. “Os nossos anunciantes sempre nos perguntam sobre a Top Of Mind porque acham importante este retorno sobre o trabalho que fazem, e os leitores também têm a curiosidade de saber quais são as marcas mais lembradas. Este ano, ampliaremos a divulgação dos resultados, que estarão no impresso e no nosso site.” Márcia Neves, também diretora geral do Grupo Solar, destaca o respeito que a pesquis

a conquistou nesses 20 anos de atuação, somando um total de 16 edições. “Há 20 anos a Tribuna faz esse levantamento, o que reforça sua credibilidade e amplitude, trazendo um retrato do mercado juiz-forano.”

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‘Ser lembrada é tudo, é a razão de existência’

Na análise da professora dos cursos de Publicidade, Comunicação e Moda do Centro de Ensino Superior (CES), Letícia Sá Nogueira, o objetivo de uma marca é habitar a memória do público. “Ser lembrada é tudo, é a razão de existência. Marcas que não são lembradas não fazem sentido. Porque estamos falando não só do produto, mas dos valores e conceitos, do lado emocional que é trabalhado junto aos consumidores.”

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Letícia Nogueira fala dos desafios de ser lembrado na era da informação

Na chamada era da informação, em que a todo momento recebemos uma grande quantidade de dados, estar presente na memória do consumidor requer um trabalho mais aprofundado. “Não é só tornar um produto famoso, mas diferenciá-lo do mercado para que ele seja mais desejável. O consumo está mais ligado ao desejo do que à necessidade.” Esta diferenciação, segundo a especialista, é possível diante de um posicionamento adequado e claro da marca, que deve oferecer um produto de qualidade, ter ações responsáveis e dialogar com o público.

“É preciso saber quem ela é, o que oferece e como se destaca no mercado. Uma relação mais “humanizada” com o consumidor é muito importante, pois as marcas querem ser lembradas de forma positiva. Neste sentido, é preciso entender que existe uma responsabilidade além do consumo, elas também são responsáveis com o consumidor, o local onde estão situadas, o meio ambiente e as futuras gerações.”

Segundo ela, o trabalho de comunicação também é fundamental. “Tanto para pensar ações como para divulgá-las, pois não adianta uma marca oferecer um bom produto e ter ações responsáveis se ela não consegue comunicar o que faz para o público. Por isso, a relação “humanizada” com o consumidor é tão importante, pois é a forma de dialogar. Com as redes sociais, os consumidores potencializaram suas vozes. Eles usam a internet para reclamar, questionar, mas também para elogiar e defender uma marca.”

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