Oficialmente marcada para esta sexta-feira (24), a Black Friday já começou para parte do varejo de Juiz de Fora. Em lojas do Centro e dos shoppings, vitrines enfeitadas anunciam descontos de até 70% nos preços de produtos dos mais variados segmentos. Originada nos Estados Unidos, esta é a oitava edição da iniciativa no Brasil, onde a ação desperta dúvidas nos consumidores se a redução de valores é realmente legítima. Para mostrar que os descontos valem a pena, o comércio da cidade adotou estratégias como a manutenção de etiquetas com preço anterior à promoção e até anúncios que garantem “Black Friday de verdade”.
No evento considerado oficial, que corresponde às grandes redes conveniadas ao portal blackfriday.com.br, a expectativa é de se movimentar mais de R$ 2,2 bilhões em compras em todo o país durante a sexta-feira. Para Juiz de Fora, a Busca Descontos, responsável pelo portal, estima movimentar mais de R$ 6 milhões on-line.
Sem apontar percentuais, o Sindicato do Comércio afirma que a expectativa é de crescimento das vendas. “É uma oportunidade para que o consumidor possa comprar com melhor preço antes do Natal”, avalia o presidente Emerson Beloti. “A Black Friday é uma ação tradicional das grandes redes varejistas, e a cada ano tem ganhado maior adesão das empresas de menor porte. Estamos em um processo, em fase de maturação, e pode ser que, futuramente, tenhamos que expandir os horários especiais do comércio também para esta data.”
Na papelaria Grafitte, a ação começou na última segunda-feira (20) e segue até sábado (25). A expectativa é que as vendas aumentem até 15% no período. “Oferecemos desde eletrônicos até artigos de papelaria com descontos”, informa o subgerente Douglas Henrique. Ele explica que, para despertar o interesse dos consumidores, a loja adotou algumas estratégias. “Enfeitamos a entrada e colocamos os produtos promocionais em exposição nas vitrines da frente. Para mostrar que os descontos são reais, nós optamos por manter as etiquetas com os preços praticados na semana passada e inserir ao lado os atuais.”
Na loja de calçados Color Station, a vitrine anuncia a “Black November”, que consiste na redução de preços até o final do mês. “A Black Friday atrai os clientes e, por isso, optamos em fazer com uma duração maior. Começamos no último dia 15 e seguiremos até o dia 30”, conta a gerente Aline de Souza. Segundo ela, a movimentação na loja aumentou nos últimos dias. “Acreditamos em um bom retorno e aumento de vendas.”
Nos shoppings, ação vai até domingo
Com a expectativa de atrair um maior número de consumidores durante o fim de semana, os shoppings da cidade terão lojas realizando a Black Friday até domingo (26). “É um momento que o Brasil inteiro está direcionado para o varejo, então, os lojistas estão apostando em descontos mais agressivos, o que permite o consumidor ter acesso a produtos mais baratos”, destaca a líder de marketing do Independência Shopping, Simone Sternick. Na sexta-feira (24), o local terá o horário de funcionamento estendido até as 23 horas.
No Shopping Jardim Norte, os descontos da Black Friday irão valer tanto para lojas quanto para a área de entretenimento. “Serão três dias de liquidação, que terá a participação de marcas dos mais variados segmentos, incluindo o de lazer. Além dos descontos, algumas operações vão funcionar em horário especial. A Lojas Rede, por exemplo, uma das âncoras do Jardim Norte, vai abrir das 6h à meia-noite.”
Horário estendido
Com a expectativa de atrair um maior número de consumidores durante o fim de semana, os shoppings da cidade terão lojas realizando a Black Friday até domingo (26). “É um momento que o Brasil inteiro está direcionado para o varejo, então, os lojistas estão apostando em descontos mais agressivos, o que permite o consumidor ter acesso a produtos mais baratos”, destaca a líder de marketing do Independência Shopping, Simone Sternick. Na sexta-feira (24), o local terá o horário de funcionamento estendido até as 23 horas.
No Shopping Jardim Norte, os descontos da Black Friday irão valer tanto para lojas quanto para a área de entretenimento. “Serão três dias de liquidação, que terá a participação de marcas dos mais variados segmentos, incluindo o de lazer. Além dos descontos, algumas operações vão funcionar em horário especial. A Lojas Rede, por exemplo, uma das âncoras do Jardim Norte, vai abrir das 6h à meia-noite.”