Além de não contarem com atendimento presencial em 38 agências de Juiz de Fora, os correntistas também estão encontrando dificuldade de sacar dinheiro em caixas eletrônicos em função da greve dos bancários, que completa nesta terça-feira (24) seis dias. Apesar de a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) afirmar que os terminais estão funcionando normalmente, o Sindicato dos Bancários admite que dificuldades de realizar saques são reflexo do movimento.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Robson Marques, em apenas um banco o abastecimentos dos caixas eletrônicos é feito por terceiros. Nos demais, os bancários da tesouraria são responsáveis pela reposição. Conforme Marques, caso os tesoureiros tenham aderido à greve, o abastecimento pode ficar comprometido.
Nesta segunda-feira, balanço da paralisação apontava cerca de 950 bancários de braços cruzados em Juiz de Fora, entre funcionários de instituições públicas e privadas. A intenção do comando de greve é intensificar as mobilizações, mediante a falta de negociações desde a deflagração do movimento. Amanhã, os bancários se unem aos trabalhadores dos Correios em ato conjunto a ser realizado no Calçadão da Rua Halfeld. O objetivo da mobilização, segundo Marques, é percorrer as ruas centrais apresentando à população a pauta de reivindicações, que vai além dos pleitos econômicos. Reivindicamos também a abertura das agências em horário estendido e dois turnos, para melhorar o atendimento, além de mais segurança. A categoria reivindica reajuste de 11,93% (reposição da inflação acrescida de ganho real de 5%), Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários do bancário mais R$ 5.553 fixos e equiparação do piso atual (R$ 1.570) ao salário mínimo previsto pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (R$ 2.820).
Aposentadorias
Aos aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo e começam a retirar nesta terça-feira o pagamento referente a setembro, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que saques de benefícios podem ser feitos pela rede de caixas eletrônicos. Caso não consiga atendimento na agência a qual está vinculado, pode-se, ainda, recorrer a outra agência do mesmo banco que esteja em funcionamento.
Correios
A greve dos trabalhadores dos Correios completa nesta terça-feira uma semana. Conforme estimativa dos Correios, 29 empregados ou 8,61% estão em greve na cidade. Para o sindicato de classe, são cerca de 35. Nesta segunda-feira, os trabalhadores fizeram ato em frente à agência localizada na Rua Espírito Santo. Nesta terça-feira, o protesto está marcando para a porta do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas, localizado na Zona Norte. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, João Ricardo Guedes, o movimento continua até o julgamento do dissídio pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), sem data marcada, mas esperado para esta semana.
Os Correios, por meio de nota, afirmaram que no mutirão realizado no final de semana foram entregues cerca de 240 mil cartas e encomendas, regularizando as entregas no estado. Em Minas, o posicionamento é que 96,52% dos empregados estão trabalhando normalmente. Em Juiz de Fora, serviços de postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada estão temporariamente suspensos. A categoria reivindica 15% de ganho real, reposição da inflação entre agosto de 2012 e julho deste ano (7,13%), reposição das perdas salariais desde o Plano Real (em torno de 20%), além de reajuste linear de R$ 200.
