A partir desta terça-feira (24), a primeira hora de funcionamento das lojas do Grupo Bahamas será exclusivamente reservada a idosos. A medida visa a garantir maior agilidade e melhor atendimento ao principal grupo de risco da pandemia de coronavírus (Covid-19). Desde esta segunda, o fluxo de consumidores é limitado conforme o metro quadrado de cada loja, os pulsos dos carrinhos de compra são higienizados com álcool em gel e aos próprios clientes é oferecido o produto. Em razão da corrida aos supermercados na última semana, o Grupo Bahamas instalou um comitê, que reúne vários departamentos da empresa, em busca de implementar medidas preventivas à Covid-19.
Conforme o diretor de marketing do Grupo Bahamas, Nelson Júnior, as ofertas promocionais foram tiradas do ar e um comunicado aos clientes foi gravado do centro de distribuição como tentativa de “acalmar o mercado”. “A semana passada foi difícil e surpreendente, muito em função de tudo o que aconteceu, como as corridas ao supermercado, a informação desencontrada de fechamento dos supermercados etc.. Fizemos um comunicado mostrando o nosso centro de distribuição e acalmando as pessoas para que entendessem que não haveria a necessidade de correria, porque estamos abastecidos. Então, que as famílias tivessem calma para ir ao supermercado somente com uma pessoa, para comprar somente o produto ou a quantidade necessários. O feito foi altamente positivo. Desde o último sábado (20), o nosso movimento voltou ao normal.”
A redução da corrida às lojas era necessária para implementar as medidas preventivas, de acordo com Nelson Júnior. “Nesta segunda, começamos o dia com uma limitação de entrada de clientes nas lojas. Fizemos isso conforme o metro quadrado das lojas. Nas lojas maiores, entraram cem pessoas por vez, e, nas menores, 50. Se saem duas, entram duas. Saem dez, entram dez. Estamos fazendo isso o dia inteiro. Aproveitando que a gente conseguiu fazer esse controle, estamos indo até às filas, oferecendo álcool em gel para os clientes e temos álcool em gel no check-out, nas frentes de loja e no setor de padaria – onde tem o pegador de pães. Já no início da tarde, começamos a colocar nas lojas um sinalizador de um metro, que é o espaço mínimo que as pessoas devem manter umas das outras.”
Já nesta terça, conforme o diretor de marketing, novas medidas entrarão em vigor, como o horário exclusivo aos idosos durante a primeira hora de funcionamento de cada loja. “As pessoas que têm costume de ir a cada loja sabem o horário de abertura de cada uma. Quando elas chegarem na loja, já vão ter essa informação. Atendemos a mais uma reivindicação e daremos qualidade de atendimento para que os idosos não tenham a concorrência de outros compradores dentro da loja e possam fazer as compras com mais agilidade.” Além do atendimento especial, o número de clientes a entrar nos estabelecimentos será limitado por família. “Vamos pedir que se alguém chegar com a família inteira, como pai, mãe, filho e filha, vamos solicitar que entre somente uma pessoa. Claro que se chegar uma mãe e uma criança, não vamos deixar a criança ficar do lado de fora. Não é cabível. Mas se chegarem três pessoas, por exemplo, vamos solicitar que entre somente uma pessoa para fazer as compras, reduzindo cada vez mais o número de clientes dentro das lojas.”