Ícone do site Tribuna de Minas

Câmara discute tarifa de ônibus

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal anunciou nesta sexta-feira (22) que a planilha de cálculo para reajuste anual da tarifa de transporte coletivo na cidade será apresentada pela Settra em audiência pública na próxima quinta-feira, às 15h. A divulgação da tabela cumpre determinação da Lei Municipal 11.755/2009. Geralmente, o estudo feito pela Prefeitura sugere dois valores técnicos, com e sem o Custo de Gerenciamento Operacional (CGO). O último reajuste, válido desde 14 de julho de 2011, elevou o valor da passagem de ônibus em 8,3%, passando de R$ 1,80 para R$ 1,95.

No ano passado, o cálculo indicou, também, o valor de R$ 1,93, mas o prefeito Custódio Mattos, seguindo votação do Conselho Municipal de Trânsito (órgão apenas consultivo), optou pelo preço mais caro, com CGO. O Ministério Público chegou a questionar a quantia, apontando o valor de R$ 1,82 como mais correto. Porém, o pedido de liminar para impedir o aumento foi indeferido pela Justiça. Na época, o titular da Settra, Márcio Bastos, alegou que o índice de reajuste era inferior à alta do salário mínimo (6,86%) e do salário dos motoristas (8,3%), mas desconsiderou que o acréscimo ficava acima da inflação do período, medida pelo IPCA, que foi de 6,7%.

PUBLICIDADE

Matéria publicada pela Tribuna no último dia 2 mostrou que, de acordo com pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a tarifa de ônibus urbano em Juiz de Fora é a menor entre 45 municípios com mais de 500 mil habitantes.

Sair da versão mobile