A partir desta quarta-feira (24), começa a distribuição dos carnês do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) via Correios. O prazo segue até 9 de fevereiro. Ao todo, serão enviados 145.194 carnês de IPTU/ Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) e Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CCSIP). Quem quiser antecipar o pagamento, pode emitir a segunda via através do site www.pjf.mg.gov.br.
De acordo com balanço divulgado pela Secretaria da Fazenda, foram arrecadados cerca R$ 60 milhões com o pagamento à vista do imposto com desconto de 11%. O número representa a adesão de 59.979 contribuintes dos cerca de 175 mil cadastrados pela Prefeitura. A meta inicial de 30% de adesão ao desconto de 11% foi superada, já que o índice contabilizado foi de 34%. O prazo para contar com o benefício, restrito aos contribuintes que não possuem débitos imobiliários, venceu em 10 de janeiro, já contando a prorrogação.
A expectativa, agora, é de que sejam arrecadados cerca de R$ 4 milhões com o pagamento à vista com 6% de desconto, cujo prazo vence em 20 de fevereiro. Para quitar o imposto há, ainda, a alternativa de parcelamento em dez vezes, com vencimentos sempre no dia 10, de março a dezembro, sem redução no valor original. O valor mínimo de cada parcela precisa ser de R$ 9,86.
Sobre os canais de atendimento, o posicionamento da Fazenda do município é de que os contribuintes correntistas devem priorizar o pagamento via internet banking ou nos caixas eletrônicos das agências credenciadas. Quem não for correntista, ainda segundo a pasta, deve realizar o acerto nas lotéricas (para valores até R$ 2 mil). Acima desta quantia, a orientação é que o pagamento seja feito nas agências da Caixa e do Santander.
A inadimplência do imposto gira em torno de 17% em Juiz de Fora. Este ano, a Fazenda trabalha com uma base de 214.814 imóveis inscritos, alta de 2,6% na base do ano anterior (209.284). Os números não consideram os isentos, que somam 3.647. As remissões chegam a 29.312. A arrecadação prevista na Lei Orçamentária Anual é de cerca de R$ 160,6 milhões para o IPTU e R$ 56,5 milhões para a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos.