Ícone do site Tribuna de Minas

Plano de desligamento preocupa trabalhadores

PUBLICIDADE

Apesar de não estimar quantos trabalhadores em Juiz de Fora podem ser afetados pelo Plano de Desligamento Incentivado (PDI) dos Correios, o sindicato da categoria preocupa-se com a medida, que deve ser oficialmente anunciada nos próximos dias. O projeto foi adiantado pelo presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Guilherme Campos, na semana passada. A medida visa a amenizar prejuízos contabilizados pela estatal.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Comunicação Postal, Telegráfica e Similares de Juiz de Fora e Região (Sintect/JFA), Geraldo França, a categoria reúne pouco mais de 200 trabalhadores na cidade. No país, comenta, são elegíveis cerca de 13 mil trabalhadores. A meta da estatal é atingir a adesão de até oito mil. França comenta que a notícia do PDI é recebida com precaução. “A empresa está querendo reduzir o quadro para enxugar a folha de pagamento.” O diretor preocupa-se com a redução dos quadros, já deficitários.

PUBLICIDADE

Informações preliminares divulgadas pela presidência da estatal apontam que o plano tem como foco os servidores com idade para se aposentar ou já aposentados pelo INSS. A previsão é que os valores sejam pagos ao longo de oito anos. Será dado prazo de cinco meses para adesão. Pelas contas de Campos, os Correios tiveram prejuízo de R$ 2,1 bilhões em 2015 e, em 2016, a expectativa é de que o déficit fique na casa dos R$ 2 bilhões. Os números são contestados pela entidade de classe.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile