Ícone do site Tribuna de Minas

Sindicomércio mobiliza agentes pela reabertura do Sesc Pousada

sesc

Unidade do Bairro Nova Califórnia fechará as portas por tempo indeterminado sob alegação de crise econômica. (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

A suspensão das atividades da unidade do Sesc Pousada de Juiz de Fora será discutida, em reunião, nesta quinta-feira (22), às 19h, pela diretoria do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio), entidade patronal associada ao Serviço Social do Comércio (Sesc). Contrário ao fechamento da unidade no Bairro Nova Califórnia, o Sindicomércio busca articulação junto às lideranças políticas juiz-foranas em Belo Horizonte e Brasília. Foram convidados para a discussão os deputados estaduais Noraldino Júnior (PSC), Roberto Cupolillo (Betão, PT) e Sheila Oliveira (PSL), bem como os federais Júlio Delgado (PSB), Lafayette Andrada (PRB) e Margarida Salomão (PT).

“A administração do Sesc decidiu pelo fechamento de sete unidades. Dentre elas, três na Zona da Mata, sendo uma em Juiz de Fora. O Sindicomércio não entende, como não aceita o fechamento. Apesar de a decisão ter sido aprovada pelo conselho do Sesc, não quer dizer que não podemos tentar reverter a situação”, assinala o presidente Emerson Beloti. Conforme o mandatário, independente das ações já realizadas pelo Sesc, a força política é importante. “Temos que buscar todos os esforços possíveis. O Sindicomércio já está conversando com a presidência da Federação do Comércio (Fecomércio) de Minas Gerais, como também procura ajuda externa, seja ela qual for. Em Teófilo Otoni, houve manifestação popular e audiência na Câmara Municipal, por exemplo.”

PUBLICIDADE

Beloti compreende que o conhecimento destes deputados em relação à direção nacional do Sesc, assim como das demais organizações do Sistema S, é um trunfo. “Todos os deputados se sensibilizaram. Eles concordam com a tentativa de reverter a suspensão das atividades. Alguns deputados estarão presentes. Esperamos, na verdade, que todos estejam, mas sabemos que problemas de agenda existem. Vou explicar o quadro a eles para, justamente, tocá-los. O objetivo é saber como podem nos ajudar, provocando audiências públicas, por exemplo.” Conforme o presidente do Sindicomércio, o ex-deputado Marcus Pestana (PSDB), que pode reassumir uma cadeira na Câmara em breve, também foi convidado.

PUBLICIDADE

Sesc

Com a suspensão das atividades no Sesc Pousada, as atividades gratuitas nas áreas de esporte, lazer e cultura serão transferidas para a unidade Centro. Questionado sobre a possibilidade de reversão da medida, o Sesc Minas Gerais não respondeu até o fechamento desta edição. À época do anúncio, a entidade, por meio de sua assessoria, afirmou que a crise econômica motivou a decisão. “Diante do cenário econômico atual do país, realizamos um estudo nas unidades de Juiz de Fora e identificamos a necessidade da suspensão das atividades de hospedagem no município.” A medida deve resultar na extinção de 28 postos de trabalho. Dos 33 funcionários alocados no Bairro Nova Califórnia, apenas cinco foram remanejados para o Centro.

Sair da versão mobile