Ícone do site Tribuna de Minas

Novo edital para explorar Área Azul sai nesta quinta

PUBLICIDADE

Depois da suspensão, por quase um mês, do processo licitatório para exploração da Área Azul, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) divulga nesta quinta-feira (21) novo edital para definir a prestadora do serviço de estacionamento rotativo pago na cidade. A pasta confirmou alterações no edital, mas não divulgou detalhes. "Todas as cláusulas e suas mudanças poderão ser conferidas no novo edital." A decisão de adiar o trâmite aconteceu no dia 22 de julho, véspera da data prevista para entrega das propostas pelas empresas interessadas na concessão.

Amanhã vence mais uma renovação contratual com a atual administradora, a I-Parking (3S Empreendimentos e Administração de Estacionamentos). Há nove meses, o serviço é prestado sem licitação em Juiz de Fora. A Settra confirmou ontem a terceira prorrogação, que vale pelos próximos 90 dias. A I-Parking venceu o certame em 2011, e o contrato teve duração até novembro de 2013. A primeira renovação foi até maio deste ano, e a segunda, até agosto. As condições de exploração do serviço permanecem inalteradas.

PUBLICIDADE

Conforme a Settra, a licitação foi adiada "porque algumas empresas fizeram questionamentos poucos dias antes da publicação, nos deixando sem tempo hábil para a entrega das respostas". Ainda conforme a pasta, a prestação de esclarecimentos é "procedimento normal" em qualquer processo licitatório. Questionada sobre quais seriam estes questionamentos e se eles teriam sido atendidos, a pasta, por meio de sua assessoria, informou que "vários questionamentos de ordem técnica foram avaliados", sem divulgar detalhes.

Sobre as sucessivas renovações contratuais e os impactos na prestação do serviço ao consumidor, a Settra destacou que é um desejo da administração modernizar e melhorar a qualidade do serviço. "Tanto que estamos trabalhando para isso." O posicionamento é que as prorrogações têm por objetivo não interromper a prestação do serviço.

 

Regras antigas

PUBLICIDADE

No edital lançado em junho, a outorga inicial era de R$ 500 mil para a concessão da prestação dos serviços de implantação, operação e controle do sistema de estacionamento rotativo pago, que passaria a valer não apenas para automóveis como também para motos. A perspectiva era que a tarifa dobrasse, passando dos atuais R$ 1 para R$ 2. O tempo de permanência seria variável de 90 a 180 minutos de acordo com o local e o horário de uso. Hoje oscila entre 90 e 120 minutos na operação diurna. A concorrência previa a criação de 1.481 novas vagas, sendo 496 para motos no Centro e outras 985 para automóveis, em bairros, como Benfica, Alto dos Passos, São Pedro, Santa Terezinha, além da região central. As vagas do Alto dos Passos passariam a contar com o serviço noturno. Hoje o sistema mantém 1.585 vagas em Centro, Fábrica, São Mateus e Manoel Honório.

Sair da versão mobile