A decoração de Natal nas vitrines do comércio de Juiz de Fora disputa espaço com o anúncio de promoções. A poucos dias para a data – considerada a melhor oportunidade de vendas para o setor – lojas de rua, supermercados e shoppings apostam em ações promocionais para atrair os consumidores às compras. Descontos, combos de oferta, garantia de facilidade de pagamento e sorteios, que incluem o prêmio inédito de um apartamento, são algumas das estratégias usadas. Os lojistas afirmam que estão otimistas com as vendas de Natal, e que é preciso dar um “empurrãozinho” para fazer as coisas acontecerem. Em alguns estabelecimentos, a expectativa é de crescimento de até 20% dos resultados em comparação com o ano passado.
No Centro de Juiz de Fora, os anúncios são sedutores: “compre 3 e leve 4 peças”, “compre um produto e ganhe 20% de desconto em outro”, “parcelamos em até 12 vezes sem juros”. O incentivo à compra pretende potencializar as vendas num momento em que as pessoas estão mais aptas ao consumo por conta da data, mas ainda se mantêm preocupadas com a situação financeira. “Nós estamos numa crise econômica, com o desemprego ainda em alta, mas observamos que o apelo das datas comemorativas ainda existe, e no Natal é bem forte”, analisa o presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), Emerson Beloti.
Neste contexto, muitas lojas apostam que a adoção de preços mais baixos pode ser o principal convite às compras. Na Six Girl, o desconto oferecido chega a 50%. “A ação foi pensada para a Black Friday e está sendo mantida. A nossa ideia é atrair os clientes para as compras de Natal”, explica a gerente Dayane Cristina. Ela garante que a estratégia tem dado certo e, por isso, está otimista com as vendas deste ano.
Já na loja Se Vesti, a proposta foi adotar um preço único para todas as peças de roupa com pagamento em dinheiro. “Inauguramos a loja há um mês, e estamos muito animados para o Natal. A promoção é uma forma de incentivar os consumidores a conhecerem a loja”, analisa a funcionária Vívian Dias, entre um atendimento e outro. A subgerente da South &Co, Jéssica da Silva, espera que os descontos e as facilidades para o pagamento possam aumentar as vendas antecipadas. “Nós queremos fidelizar os clientes e, por isso, a ideia de realizar promoções que despertem o interesse deles virem à loja com antecedência.”
De acordo com a pesquisa de intenção de consumo divulgada pelo Sindicomércio-JF, o preço será o aspecto determinante para a escolha do local de compras, segundo 48% dos juiz-foranos. O atendimento é prioridade para 20%, enquanto a variedade dos produtos vendidos é considerada por 9%. E não é só o comércio que está focado em prospectar os consumidores nesta época do ano. Aproveitando que há uma maior movimentação no Centro neste período, o estacionamento Park Stop também iniciou uma promoção para os clientes no último dia 11. “Os interessados se cadastram pessoalmente para participarem do sorteio que irá oferecer um ano de estacionamento grátis ao ganhador”, explica o proprietário Gustavo Thees.
Grandes redes apostam em desejos de consumo
Quem optar por fazer as compras de Natal em shoppings e supermercados pode sair com um carro, passagem para a Copa 2018 na Rússia ou um apartamento. A aposta de shoppings e supermercados da cidade é oferecer a oportunidade de realizar um desejo de consumo para incentivar o próprio consumo. A campanha “Natal inesquecível – aqui o seu sonho é realidade”, promovida pelo Shopping Jardim Norte, irá sortear um apartamento, prêmio inédito oferecido pelo comércio juiz-forano. “A cada R$ 300 em compras, o cliente ganha um cupom que dá direito ao sorteio. As compras feitas entre segunda e quinta-feira garantem cupons em dobro”, explica a assessoria.
No Independência Shopping, serão sorteadas passagens para a Copa de 2018, que será realizada na Rússia. “A nossa ideia é garantir uma experiência única ao consumidor, revertendo o que ele gasta em compras na possibilidade de realizar um desejo”, diz a líder de marketing Simone Sternick. A cada R$ 450 em compra, o cliente ganha um cupom para participação.
Já os clientes que gastarem a partir de R$ 200 em compras no Mister Shopping poderão concorrer a um automóvel. “Desde 2009, realizamos o sorteio de Natal como uma forma de atrair os consumidores. A escolha do carro é por ser um desejo de consumo das pessoas”, informa o setor de marketing. O Santa Cruz Shopping garante um bowl de louça personalizado para os clientes que comprarem acima de R$ 300. A promoção de Natal vale enquanto durarem os estoques. “A nossa ideia é tornar a experiência de vir ao shopping ainda mais agradável ao consumidor”, destaca a assessoria.
Supermercados
Já nas lojas de supermercado da rede Super Mais, os prêmios são automóvel e vale-compras no valor de R$ 500. “Esta é uma promoção anual da rede. O consumidor pode participar com as compras realizadas desde março, mas as nossas ações são intensificadas nesta época de Natal por ser um período de maior movimentação nas lojas”, explica o responsável pelo marketing do supermercado Pais e Filhos, Mateus Pacheco. Para a participação é preciso gastar a partir de R$ 70.
Na rede Bretas, as compras a partir de R$ 60 garantem um cupom para o sorteio de vale-compras durante um ano. Os primeiros dez sorteados receberão R$ 2 mil mensais durante o período, e os demais, o valor de R$ 1 mil mensais. A promoção é válida para as 81 lojas localizadas em Goiás e Minas Gerais, segundo informações da assessoria.
Cuidados com as compras por impulso
Especialistas alertam para que as estratégias de marketing adotadas pelo comércio não se transformem em compras por impulso que possam endividar o consumidor. Aproveitar os preços mais baixos pode ser uma boa oportunidade para economizar, mas a participação em promoções que exigem valor mínimo de compra só vale a pena quando o planejamento permite gastar a quantia. “O dinheiro parece que encolhe nesta época do ano: tem ceia para preparar, presente para dar, decorações da casa, e as pessoas querem estar com uma roupa bonita no dia de Natal”, destaca a especialista em educação financeira, Carolina Ruhman Sandler.
Para garantir a saúde financeira e evitar iniciar 2018 no vermelho, a especialista diz que disciplina é fundamental. “É importante para evitar as compras por impulso. Uma boa maneira de controlar é estabelecer um valor máximo para cada gasto que foi listado. A pesquisa de preços é uma excelente aliada para que as compras sejam feitas sem extrapolar o orçamento. Outra dica para não se complicar com as contas é evitar o parcelamento. Se for necessário, anote todos os gastos e prazos de pagamento em uma planilha. Assim,é possível saber o quanto está gastando e garantir que o valor caiba no bolso.”
Necessidade x propaganda
Uma análise sincera é fundamental, conforme destaca o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos. “Se a condição financeira da família estiver muito apertada, o ideal é ter uma conversa franca com as crianças, e encontrar algo que elas desejam dentro da realidade financeira. A conversa chamará a atenção para que elas percebam que aquilo que viram em uma propaganda não é o que necessitam no momento”, orienta.
Antecipar as compras pode ser uma boa estratégia para conseguir preços mais baixos, segundo Reinaldo. “É uma oportunidade de encontrar preços melhores.” Analisar as formas de pagamento é outra atitude necessária. “O pagamento à vista quase sempre oferece margens para negociação de descontos.”
Lembranças afetivas substituem presentes caros
Carolina dá algumas dicas para tornar a celebração mais barata. “Definir com a família e os amigos a realização da brincadeira do amigo oculto é uma boa maneira de economizar. Assim, cada um fica responsável por apenas um presente”, explica. “Outra conversa pode ser sobre a ceia de Natal. Cada um pode ficar responsável por levar um prato ou dar um valor na vaquinha para não sobrecarregar os anfitriões.”
Ela pondera que, além das lojas e shoppings, brechós e feiras também podem ser alternativas como opções de locais de compra. Para ela, a data também pode ser uma boa oportunidade para substituir os presentes caros por lembranças afetivas que possam sair mais em conta, como fotografias, artesanatos e cartões.