Ícone do site Tribuna de Minas

Dólar segue em alta e fecha a R$ 2,41

PUBLICIDADE

Brasília (ABr) – Apesar das intervenções do Banco Central (BC), a moeda norte-americana ultrapassou a barreira de R$ 2,40 e voltou a fechar no maior nível em mais de quatro anos. O dólar comercial encerrou o dia de ontem vendido a R$ 2,4159, com alta de 0,83%. A cotação é a maior desde 3 de março de 2009, quando a moeda foi vendida a R$ 2,441.

Na máxima do dia, a cotação chegou a atingir R$ 2,4241, por volta das 15h10. O câmbio então perdeu um pouco de ritmo nas horas seguintes, mas permaneceu acima de R$ 2,40. No ano, o câmbio já subiu 17,96%. Apenas em agosto, o dólar registrou aumento de 5,85%.

PUBLICIDADE

Pela manhã, o Banco Central vendeu US$ 1,987 bilhão no mercado futuro para conter a alta da moeda norte-americana. A ação da autoridade monetária, porém, não surtiu efeito. A cotação chegou a cair para R$ 2,3906 por volta das 10h40, mas voltou a subir depois das 11h.

O mercado financeiro global enfrenta turbulências desde o fim de maio. A instabilidade foi criada pela perspectiva de que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, possa, a qualquer momento, reduzir os estímulos monetários para a economia daquele país. O Fed poderá aumentar os juros e diminuir as injeções de dólares no mercado mundial caso o emprego e a produção nos Estados Unidos mantenham o ritmo de crescimento e afastem os sinais da crise econômica iniciada há cinco anos.

Sair da versão mobile