Ícone do site Tribuna de Minas

Oi lidera reclamações contra telefonia em JF

621155046

621155046

Após acordo, consumidor ainda recebe mensagens ameaçando corte do serviço de telefonia fixa
PUBLICIDADE

Após acordo, consumidor ainda recebe mensagens ameaçando corte do serviço de telefonia fixa

PUBLICIDADE

O número de reclamações referentes a problemas com fatura feitas por clientes da Oi no Serviço de Atendimento ao Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal de Juiz de Fora só este ano é 56% maior que a soma das queixas contrárias às demais operadoras de telefonia. Apenas em 2012, 97 clientes da empresa – contra 62 das outras – procuraram o órgão para reivindicar a revisão da conta, seja por cobrança indevida ou oferta descumprida, entre outras situações. A Oi, que além de celular oferece telefonia fixa e internet, é, também, campeã de reclamações não atendidas, entre companhias de todos os setores, no Procon JF, que, de janeiro até a última sexta-feira, possuía 2.241 protocolos contra operadoras de telefonia.

Um professor, que preferiu não ser identificado, teve quatro linhas de celular bloqueadas indevidamente há 12 dias. O caso teve início em abril, com uma tentativa de cancelar o contrato com a empresa. No entanto, após ter os mesmos benefícios oferecidos por menos da metade do preço – a conta passaria de R$ 480 para R$ 169 mensais -, o consumidor optou por continuar com os serviços. A surpresa aconteceu quando a fatura seguinte veio com o valor mais caro. Em contato com a Oi, ele foi informado que o plano não poderia ser disponibilizado nas condições acordadas. "A proposta de um plano inexistente foi feita para que o atendente não tivesse sua meta de vendas comprometida", acredita. Como compensação, a Oi afirmou que a conta daquele mês não precisaria ser paga. Ainda assim, após o vencimento da fatura, o consumidor passou a receber mensagens de texto informado que a cobrança não havia sido quitada. Orientado pelo Sedecon, ele renegociou o plano com a Oi, mas teve os serviços cortados no dia seguinte ao fechamento do contrato. "A Oi se comprometeu, mas o documento assinado está sendo ignorado." De acordo com o coordenador do Sedecon, Nilson Ferreira Neto, o caso ainda aguarda resposta da empresa, que, na segunda-feira, encaminhou ao órgão e-mail no qual era solicitado o desbloqueio. Até ontem, as linhas permaneciam cortadas, e a empresa ameaçava interromper o serviço de telefone fixo.

O representante comercial Jairo Fontes também precisou recorrer ao Sedecon. Depois de cerca de cinco meses como contratante de um plano que incluía três celulares, telefone fixo e internet, ele solicitou o cancelamento da conta, em dezembro de 2011. Entretanto, as cobranças no valor de R$ 290, referentes ao valor total do plano, continuaram a chegar por dois meses após o corte das linhas. "Como eu poderia ser cobrado por um serviço que não utilizei? Quando ligava para a Oi, um atendente passava o problema para outro. Só depois de contatada pelo serviço de defesa do consumidor a empresa nos ligou, informando que as cobranças eram indevidas", conta Jairo. "O telefone estava no nome da minha esposa, mas as cobranças era feitas a mim. Uma coisa completamente absurda."

Já um motorista, que também não quis ser identificado, precisa, todo os meses, entrar em contato com a operadora para pedir que uma nova fatura, com o valor correto, seja enviada. Ele contratou o serviço Oi Móvel por cerca de R$ 90 mensais, porém, a conta é expedida com valores variados, próximos de R$ 180. É preciso que ele faça uma solicitação e espere cinco dias úteis para que receba a mensagem "a análise da sua conta Oi Móvel é procedente. Será enviada uma nova fatura corrigida e com o vencimento prorrogado para até 15 dias."

PUBLICIDADE

Atendimento ruim

O superintendente do Procon JF, Carlos Alberto Gasparete, afirma que a Oi é líder em reclamações em Juiz de Fora. O coordenador do Sedecon, Nilson Ferreira Neto, destaca que, além das reclamações relativas à prestação de serviços, ainda há comentários sobre a má qualidade do serviço de atendimento ao consumidor. "Nem o canal exclusivo para Procons presta boa assistência, e precisamos pedir reavaliação das informações periodicamente porque a empresa não nos apresenta solução."

PUBLICIDADE

Por meio da assessoria de imprensa, a Oi afirma que "assumiu compromisso com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) de interação colaborativa e tem investido fortemente em melhorias de processos e ampliação de rede para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços", tendo registrado, entre 2010 e 2011, redução de 15% no número de reclamações feitas aos Procons de todo o país. Quanto aos casos apresentados pela Tribuna, a Oi afirma que não comenta reclamações encaminhadas aos Procons.

Sair da versão mobile