A Telemar Norte e Leste S/A foi a empresa que mais levou juiz-foranos ao Procon no ano passado. Mantendo a tradição, a operadora liderou o ranking das empresas que mais geraram atendimentos. No total, foram 6.059 consumidores insatisfeitos com os serviços prestados, o equivalente a 18,14% do total. Em segundo lugar está a Via Varejo S/A (Casas Bahia e Pontofrio), com 1.580 ou 4,73%. A SKY ficou em terceiro lugar, com 1.303 queixas, o equivalente a 3,9%. Durante 2015, o órgão de defesa do consumidor realizou 33.406 atendimentos na cidade.
O ranking das 45 empresas fornecedoras de serviços ou de produtos mais reclamadas durante o ano passado está disponível no site da Prefeitura e na sede do órgão. O superintendente do Procon/JF, Evandro Borelli, explica que a divulgação da lista está prevista no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor e no artigo 58 do Decreto 2.181/97. “O acesso à lista é gratuito, e o cadastro já está disponível no site da Prefeitura, página do Procon/JF, para consulta.” Para verificar o nome de empresas denunciadas, explica, basta informar a razão social, nome fantasia ou CNPJ. “Esta é uma ferramenta muito útil para os consumidores saberem quais fornecedores atendem satisfatoriamente seus clientes.”
Ainda segundo o Procon, o fornecedor ou consumidor poderá requerer, em cinco dias, a contar da divulgação do cadastro e mediante petição fundamentada, a retificação de informação inexata que nele conste, assim como a inclusão de informação omitida. Nestes casos, cabe à autoridade competente, no prazo de dez dias úteis, pronunciar-se, motivadamente, pela procedência ou improcedência do pedido. No caso de acolhimento, após a retificação, deve ser providenciada nova divulgação.
A Tribuna procurou as três empresas mais reclamadas. A Telemar, por meio de sua assessoria, informou que investiu cerca de R$ 4 bilhões no país em 2015, visando a expansão e melhoria da qualidade da rede móvel (3G e 4G) e da rede fixa para serviços de banda larga e TV paga. Somente em Minas Gerais, os recursos aplicados foram de R$ 391 milhões. “A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões.” A companhia ressalta, ainda que tem apresentado melhora significativa nos indicadores de qualidade da Anatel.
A Via Varejo, por meio de sua assessoria, informa que “pauta suas ações na excelência do atendimento e na transparência com seus clientes, investindo constantemente em treinamentos específicos de pós-venda, que impactam na satisfação dos consumidores”. Entre as ações, destaca atendimento eletrônico no SAC para assuntos rotineiros, comitês específicos para acompanhamento dos casos e indicadores pertinentes, núcleo de relacionamento que define melhorias e correções dos processos, além de compartilhamento das melhores práticas. A SKY não enviou resposta até o início da noite.