Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz de Fora se prepara para criar mil vagas temporárias de emprego no fim do ano

vagas
Setores de vestuário, perfumaria e eletroeletrônicos, respectivamente, se destacam como os mais aquecidos (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Muitos brasileiros aproveitam as datas comemorativas de fim de ano para ingressar no mercado de trabalho ou adquirir uma renda extra.  Segundo a economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Gabriela Martins, 10,4% do comércio varejista do estado planeja contratar funcionários temporários para o final do ano. Em Juiz de Fora, a expectativa é que sejam criadas mil vagas até dezembro.

A informação foi dada pelo presidente do Sindicato do Comércio (Sindicomércio JF), Emerson Beloti, em entrevista à Tribuna. Segundo ele, a maior parte das oportunidades será de postos temporários. Os setores de vestuário, perfumaria e eletroeletrônicos, respectivamente, se destacam como os mais aquecidos, refletindo um aumento na demanda por mão de obra nessa época do ano. As principais funções a serem preenchidas são de vendedores, atendentes, operadores de caixa e estoquistas.

PUBLICIDADE

Gabriela Martins observa que as contratações temporárias devem ser inferiores às de anos anteriores, mas isso não indica necessariamente uma tendência negativa. “O mercado de trabalho está aquecido, com taxas de desemprego baixas, o que significa que muitas empresas já têm suas equipes completas e, portanto, não há demanda por contratações adicionais”, explica. 

PUBLICIDADE

Expectativa é de efetivação de 30% das contratações sazonais 

As expectativas para a efetivação de funcionários temporários são promissoras. De acordo com a pesquisa realizada pelo Fecomércio-MG, 48,2% dos empresários acreditam que a chance de efetivar um colaborador temporário é alta ou muito alta. Se isso ocorrer, a maioria das formalizações devem acontecer em janeiro, oferecendo a oportunidade para os trabalhadores se inserirem ou se realocarem no mercado de trabalho. Em Juiz de Fora, o Sindicomércio também prevê que 30% das mil vagas temporárias sejam efetivadas a partir de janeiro, o que corresponde a 300 novos empregos. 

Sair da versão mobile