Juiz de Fora registrou um saldo de 1.281 postos de trabalho com carteira assinada no mês de setembro, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O desempenho é 98% maior do que o mesmo período de 2010, quando o saldo foi de 647 empregos. Este setembro, foram contratadas 6.412 pessoas e demitidas 5.131. O setor de serviço foi o que mais puxou este aumento, tendo registrado um saldo de 845 vagas, seguido pelo comércio com 404 e pela indústria de transformação, com 66.
No ano, 54.322 pessoas foram contratadas na cidade, enquanto 49.975 foram demitidas. O resultado aponta um saldo de 4.347 novos empregos, um crescimento de 2,01% em relação ao ano passado. Nos último 12 meses, foram gerados 6.097 novos postos.
Setor de serviços também tem maior alta nacional
O país registrou a criação de 209.078 empregos formais em setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O resultado foi menor do que o do mesmo período do ano passado, quando foram gerados 246.875 empregos.
De acordo com o governo, em setembro, foram contratadas 1,76 milhão de pessoas e demitidas 1,55 milhão. Em agosto foram criados 190.446 postos de trabalho.
Com esse resultado, o país criou mais de 331 mil empregos no terceiro trimestre de 2011. No acumulado do ano, o número de postos de trabalho ficou em 2,07 milhões.
Durante a divulgação dos dados do Caged no mês passado, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse que o ano deve fechar com a criação de menos de 3 milhões de empregos.
Serviços
O setor de serviços registrou o maior número de novos empregos no mês de setembro com 91.774 postos. Em seguida está a indústria de transformação, com 66.269 empregos e em terceiro está o setor do comércio com 42.373. A agricultura foi o único setor que registrou saldo negativo, com 20.874 empregos a menos, por motivos sazonais ligados ao cultivo do café nos estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
Entre as regiões, a Nordeste apresentou o maior número de empregos criados, com 89.424; seguida da Sudeste, com 67.107. Em terceiro lugar ficou a Região Sul, com 29.958 novos empregos com carteira assinada. A Região Norte registrou a criação de 12.377 postos e a Região Centro-Oeste, 10.212 empregos. Entre os estados, São Paulo foi o que contabilizou o maior número, com a criação de 36.396 empregos; seguido do estado de Alagoas, com 31.937; e de Pernambuco, com 27.766. No mês, foram gerados mais de 209.078 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano, o saldo é de 2,07 milhões de postos de trabalho.
