Ícone do site Tribuna de Minas

Onduline interrompe produção de telhas na sede do Distrito Industrial

onduline
Inaugurada em 2006 no Distrito Industrial, fábrica da Onduline deixa de produzir telhas em 2025 (Foto:Divulgação/Onduline)
PUBLICIDADE

A Onduline do Brasil LTDA, empresa de origem francesa especializada na produção de telhas ecologicamente sustentáveis, interrompeu a fabricação de produtos na sede de Juiz de Fora, situada no km 775 da BR-040, na altura do Bairro Distrito Industrial II, Zona Norte de Juiz de Fora. Questionada pela Tribuna, a empresa afirmou que a central continua funcionando na cidade. “Os nossos produtos agora vêm de outras fábricas da Onduline, mas são os mesmos produtos. E lá fazemos agora a logística e armazenamento do estoque local.”

Presente em mais de 180 países, a Onduline não informou se postos de trabalho foram perdidos com a mudança de estratégia de atuação. A reportagem tentou repercutir o fechamento da fábrica de telhas junto à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A PJF informou que não vai se posicionar sobre a questão e não apontou as possíveis perdas para o Município. Já a assessoria da Fiemg Regional Zona da Mata não quis comentar porque o assunto não havia chegado ao conhecimento da presidência até a publicação desta reportagem.

A interrupção da fabricação de telhas acontece pouco mais de dez anos depois de a empresa anunciar investimentos na ordem de R$ 7 milhões, com a expansão da linha de produção a partir da inclusão de mais um produto, que deixaria de ser importado da Itália e passaria a ser fabricado no Brasil. A verba também seria destinada à otimização dos recursos energéticos. A Onduline produz telhas ecológicas baseadas em fibra vegetal e betume, materiais que servem como alternativa ao amianto.

PUBLICIDADE

Em setembro de 2022, a empresa tornou público que obteve do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), através de processos ambientais, a renovação da licença de operação para atividade de fabricação de papelão, papel, cartolina, cartão e polpa moldada, utilizando celulose e/ou papel reciclado como matéria-prima para a fabricação de telhas e tapumes na sede de Juiz de Fora. A autorização era válida por dez anos.

A inauguração da Onduline no Distrito Industrial aconteceu há quase 20 anos, em maio de 2006, na gestão de Alberto Bejani. A fábrica juiz-forana foi a primeira planta da empresa no continente americano e a única fora da Europa. A chegada da empresa foi cercada de expectativas em torno dos benefícios para o desenvolvimento econômico da cidade e região.

Sair da versão mobile