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Mais de 500 vagas de emprego abertas em JF

16.02.2018 03.02.31 h DSC 3678
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Dizem que o ano só começa, efetivamente, após o carnaval. Para quem está na busca pela inserção ou recolocação no mercado de trabalho, no entanto, a procura por uma oportunidade é constante. Balanço feito pela Tribuna junto aos dois principais sites de intermediação gratuita de mão de obra na cidade – o JF Empregos e o Seu Emprego JF – aponta que há uma média de 150 mil currículos cadastrados nos portais. Só no JF Empregos, o número de visitas chega a 200 mil por mês. O total de oportunidades abertas, nos dois sites, chegava a 556 na sexta-feira (16) Vale lembrar que é possível que exista uma mesma oferta de vaga nos dois portais, a exemplo do que acontece com os currículos cadastrados.

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Apesar de a equação não fechar – o que justifica o déficit de 811 empregos com carteira assinada em 2017 na cidade, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho -, a boa notícia é que, por conta da demanda reprimida de final de ano e do próprio carnaval, a tendência é que as empresas ofereçam maior número de oportunidades nesta época. A sinalização de recuperação econômica, mesmo lenta, também é apontada como estímulo para a retomada da confiança e do investimento, com esperado aquecimento do mercado de trabalho, inclusive o juiz-forano.

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Adriano Sant’Anna, do JF Empregos, diz que o número de empresas cadastradas no site cresceu 10% no último semestre

Ocupações com  mais ofertas de cargos

Com 158 mil currículos no banco de dados e 3.508 empresas cadastradas, o JF Empregos (www.jfempregos.com.br), criado em maio de 2012, reúne currículos cadastrados desde o começo da plataforma, quando prestava serviço à Prefeitura. “O que pode acontecer é de ele estar desatualizado. Por isso, a dica é que os concorrentes sempre atualizem suas informações para que tenham mais chances”, avalia o diretor executivo do JF Empregos, Adriano Sant’Anna. O percentual de efetividade do site hoje é estimado em 60% (contratação do candidato pela empresa).

“É importante destacar as habilidades e os comportamentos, como bom relacionamento interpessoal, comunicação, capacidade para trabalhar em equipe e engajamento” João de Matos, secretário da Sedettur

As ocupações recordes em ofertas, que aparecem sempre no topo do ranking, ultrapassando mais de cem vagas, são para operadores de telemarketing, atendentes/balconistas, operadores de caixa, estoquistas, técnicos de enfermagem e cozinheiros. Para nível superior, as vagas mais procuradas são para analistas de sistemas, economistas, marketing, social media, recursos humanos e publicitários. “Mas é bom ficar de olho porque constantemente aparecem vagas promissoras para médicos, gerentes, gestores e até diretores”, afirma Adriano. Na sexta-feira (16), o site concentrava 363 oportunidades de emprego em aberto em 208 tipos de vagas diferentes.

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Conforme o diretor executivo, o número de empresas cadastradas cresceu mais de 10% no último semestre, mesmo com os índices negativos de empregabilidade no país. Adriano destaca que o JF Empregos age como mediador. “O responsável por avaliar os currículos e chamar os candidatos à vaga são as empresas. O JF Empregos não contrata.” O portal oferece vagas em Juiz de Fora e outras cidades da região, como Barbacena, Cataguases, Leopoldina, Matias Barbosa, Simão Pereira e Ubá. Nos planos de expansão, está a abrangência para mais seis cidades ainda no primeiro semestre, com o objetivo de formar uma “grande rede” de oferta de trabalho.

Mil processos seletivos

No portal Seu Emprego JF (www.seuempregojf.com.br), plataforma lançada pela Prefeitura em julho do ano passado, havia, também na sexta-feira (16), 108 processos seletivos abertos, totalizando 193 vagas. Em seis meses (julho de 2017 a janeiro de 2018), o portal registrou mais de 78.500 indicações de interesse às oportunidades ofertadas. As áreas que concentram maior número de vagas são: comercial (183 processos), administração (153 processos seletivos) e atendimento ao cliente (62 processos). Já os setores mais buscados pelos candidatos são administração (16.154 currículos), engenharias (11.325) e saúde (10.129).

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Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), a maioria dos cadastros de currículos e empresas do sistema anterior (JF Empregos) foi migrada para a nova plataforma. O portal reúne hoje cerca de 142 mil currículos cadastrados e 2.500 empresas ativas, anunciando vagas diariamente. “Em seis meses, quase mil processos seletivos foram contabilizados no portal – cada processo contendo uma ou mais vagas”, avalia o secretário da Sedettur, João de Matos.

Sobre o percentual de efetividade do site, ou o número de vagas preenchidas, a Prefeitura não possui balanço porque, segundo explica, muitas empresas (e candidatos) não retornam ao sistema para informar sobre a contratação. Outra dificuldade neste sentido, aponta o secretário, é a possibilidade de uma mesma vaga ser divulgada em diversas plataformas, físicas ou digitais “e muitas das empresas não possuem controle sobre a forma com que o currículo foi captado”.

Qualificação exigida
Conforme o secretário, as principais exigências observadas estão relacionadas à formação, como o andamento e a conclusão de cursos técnicos ou superiores. Um diferencial importante, avalia, é a compatibilidade entre a formação e a qualificação profissional e as exigências das empresas. “É importante destacar as habilidades e os comportamentos, como bom relacionamento interpessoal, comunicação, capacidade para trabalhar em equipe, engajamento, comprometimento e capacidade de gerar resultados positivos.” A experiência profissional, dependendo do cargo, também aparece como quesito fundamental na hora da escolha por um candidato.

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O secretário destaca a expectativa de novas contratações nos setores da construção civil, metalmecânico, têxtil confeccionista e de alimentos, considerando a pluralidade da matriz econômica municipal. “Soma-se, ainda, às tradicionais datas comemorativas, o fato de ser ano de Copa do Mundo, gerando oportunidade de aquecimento de vendas e geração de novas vagas no setor do comércio, bem como na indústria.”
Conforme a Sedettur, postos com internet gratuita estão disponíveis nas regionais de Benfica, São Pedro, Santa Luzia e Santa Terezinha para que profissionais realizem o cadastro e acompanhem as ofertas disponíveis.

Gestão de pessoas e TI em alta no ranking de empregos

Na avaliação da psicóloga e gestora de Recursos Humanos da Populus Consultoria, Flávia Gouvêa, para 2018, há duas áreas cotadas no ranking de empregos no país: gestão de pessoas e tecnologia, sempre com foco em desenvolvimento, otimização de processos e resultados. “A área financeira também terá seu espaço evidenciado, pois, através dela, as empresas se tornam capazes de gerar produção, com custos reduzidos, uma exigência forte nos novos tempos de economia.”

Para Raquel de Oliveira, entre as profissões em destaque estão as que envolvem análise de dados, inteligência de negócios e social media

Já Raquel Oliveira, CEO da Rheserva, avalia que a área de tecnologia da informação é sempre uma grande aposta, já que as competências virtuais estão em alta. Análise de dados, inteligência de negócios e social media, enumera, também estão bem cotadas. “A área da saúde apresenta sempre grande demanda de contratação, principalmente para profissionais assistenciais com conhecimento em gestão.”

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Nível técnico
O sócio fundador da Talent Hunter, José Simão da Silva Júnior, avalia que profissionais de nível técnico nas áreas de mecânica e elétrica estão escassos e, exatamente por isso, são boas opções para se apostar este ano. Ele também destaca a potencialidade do profissional de vendas. “Historicamente, o vendedor é o mais requisitado em Juiz de Fora e região. Pessoas com reais qualificações técnicas na área de vendas também são bastante raras.”


Competência técnica e comportamental

O mercado está se tornando cada vez mais exigente no que se refere a competências, tanto técnicas como comportamentais, destaca Flávia Gouvêa. As técnicas se referem a formação e cursos, importantes no potencial de empregabilidade. Já as competências comportamentais, comenta, vêm assumindo peso cada vez maior nos processos seletivos, pois, através delas, o empregador poderá nivelar o potencial real de desenvolvimento de cada candidato. As duas potencialidades podem ser desenvolvidas, diz.

Para Raquel, comprometimento, foco em resultados e “senso de dono” (capacidade de o profissional se envolver genuinamente com o negócio da companhia) são competências bem avaliadas. “A preocupação das empresas está, a cada dia que passa, mais voltada para questões comportamentais. A permanência nos empregos anteriores é sempre ponto de atenção dos empregadores, bem como a formação profissional adequada ao cargo.” Na sua avaliação, a escolha do candidato está muito pautada em sua trajetória profissional, nos resultados que apresenta para a empresa e na forma como se comunica e consegue expressar suas competências.

Salários variam de R$ 1.200 a R$ 4 mil

A média salarial praticada está diretamente relacionada à função a ser desenvolvida, explica Raquel Oliveira, da Rheserva. Vagas operacionais têm valores próximos a R$ 1.200. Táticas, entre R$ 2.500 e R$ 4 mil. Já os cargos estratégicos comportam salários maiores. Em Juiz de Fora, avalia, as vagas operacionais ainda têm volume significativo. As oportunidades na área comercial também são muito comuns.

Para José Simão, da Talent Hunter, o comércio concentra o maior número de oportunidades, principalmente na posição de vendedor. “Estamos percebendo, nos últimos meses, um aumento na busca das empresas por profissional administrativo qualificado em áreas como RH, contabilidade e finanças, assim como cargos operacionais em setores de indústria, serviços e gastronomia.”
Apesar de a faixa salarial ser muito variável, José Simão avalia que a remuneração média nas oportunidades de nível médio varia entre R$ 1.500 e R$ 2 mil. Já os salários para os postos de nível superior giram em torno de R$ 3 mil. Em geral, comenta, as empresas levam entre 20 e 30 dias para preencher os postos anunciados.

Na opinião dele, a fase preliminar de uma seleção bem estruturada passa, fundamentalmente, pela análise do currículo. “Por isso, é muito importante que as informações estejam organizadas de forma clara e em ordem cronológica, constando dados sobre escolaridade, cursos e experiências anteriores de forma completa, incluindo as atribuições exercidas, os cargos ocupados e os períodos de trabalho.”
A sequência natural, diz, passa por uma entrevista presencial, oportunidade para analisar não só os conhecimentos técnicos, mas também as características comportamentais, como postura, habilidade para se comunicar, cordialidade, pontualidade, organização e capacidade de se preparar para entrevista.

A avaliação psicológica e análise de perfis são consideradas importantes para o êxito de uma contratação. Também é muito comum que os candidatos sejam submetidos a algum teste prático, para que seja avaliado o real conhecimento referente à vaga, comenta.

Busca por recolocação no mercado exige cautela

Para a psicóloga da Populus, Flávia Gouvêa, com o aquecimento lento – mas real – da economia, a geração de empregos também começa a apresentar maior giro. “Para quem está desempregado, podemos sim considerar um bom momento para encontrar uma oportunidade de trabalho. Para quem está em busca de recolocação, não deixa de ser também uma boa hora, mas a cautela nunca pode faltar.”

Na sua opinião, é preciso analisar, em profundidade, os motivos que estão gerando a necessidade de deixar uma empresa. “Todo cuidado é pouco, pois a pessoa pode estar trocando seis, não apenas por meia dúzia, mas por bem menos.” Para ela, quem está à procura de uma oportunidade deve acompanhar os anúncios de vagas diariamente. “Quem está em busca de uma oportunidade precisa ficar muito atento.”

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