Ícone do site Tribuna de Minas

Consumidores vão às ruas para antecipar compras de Natal

domith
PUBLICIDADE

Há menos de dez dias para o Natal, a movimentação no Centro de Juiz de Fora começa a se intensificar. Nesta segunda-feira (16), o céu ensolarado foi um convite para que parte dos consumidores antecipasse a compra de presentes. A expectativa do comércio é que a demanda aumente a partir de sexta-feira (20), por conta do pagamento da segunda parcela do 13º salário aos trabalhadores da iniciativa privada. De acordo com o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), as ruas centrais devem comportar fluxo diário de cem mil pessoas durante a semana que antecede a data. Otimistas, os lojistas aguardam crescimento de até 7% nas vendas em comparação com o ano passado.

Mesmo comprando com antecedência, os consumidores que foram à loja de brinquedos Armarinho Domith não conseguiram fugir de filas. O movimento começou intenso pela manhã e seguiu assim ao longo do dia. “A demanda aumentou muito desde o início de dezembro, por causa das doações para as cartinhas do Papai Noel. Agora vemos as compras para a família. Diferente do último Natal, as pessoas estão presenteando mais este ano”, diz o sócio gerente, Assed José Domith. “Por isso, as compras estão maiores em volume, mas a procura é por produtos com preços mais baratos. Mesmo assim, esperamos aumento das vendas.”

PUBLICIDADE
Para garantir mais oportunidades de compra, as lojas estão autorizadas a funcionar em horário especial a partir desta semana (Foto: Fernando Priamo)

Há 24 anos trabalhando no comércio, a vendedora da loja Dado Novidades Marina de Sá também está otimista e acredita que a data pode trazer resultados muito positivos para o setor. “O comércio vem enfrentando dificuldades há muito tempo, por isso, o crescimento da demanda de consumidores na última semana me surpreendeu. Acredito que as vendas irão superar a dos anos anteriores, pois sabemos que a tendência é que o movimento aumente a medida em que o Natal se aproxima.”

PUBLICIDADE

A gerente da loja de roupas feminina Armadda, Grazielle Prado, também teve a mesma percepção. “Neste momento, as compras estão sendo mais pontuais, como a procura por presentes para amigo-oculto ou roupa para as confraternizações. A nossa expectativa é que as vendas aumentem a partir do dia 20, pois é quando muitas pessoas recebem o 13º salário e também o adiantamento do mês.”

(Foto: Fernando Priamo)

Organização e pesquisa motivam antecipação

As possibilidades de se organizarem melhor, pesquisarem preços e fugirem do tumulto das compras de última hora são alguns dos motivos dos consumidores para anteciparem a busca por presentes. Em conversa com a Tribuna, alguns afirmaram que estão presenteando um número maior de pessoas, participando de confraternizações e da tradicional brincadeira do amigo-oculto, mas ainda existe a cautela para não gastar além da conta. Por isso, o preço continua sendo fator decisivo na hora da escolha.

PUBLICIDADE

A aposentada Sônia Campos, 66 anos, já garantiu os presentes para toda a família. “Meus filhos, netos e noras chegam esta semana para passar o fim de ano com a gente. Decidi fazer as compras, de presentes e de supermercado de uma vez, pois assim tenho mais tempo para aproveitar a companhia deles.” Roupas, brinquedos e perfumes foram as opções para presentear. “É um momento muito especial para passar com a família, então, eu escolhi tudo pensando no que eu poderia pagar e que iria agradá-los.”

A estudante Rafaella Souza, 23 anos, aproveitou a participação no amigo-oculto da turma para realizar as compras de Natal. Segundo ela, os amigos decidiram retomar a brincadeira este ano. “A situação financeira continua difícil como no ano passado, quando optamos por não fazer o amigo-oculto. Mas agora decidimos colocar um preço simbólico no presente, pois assim não pesa para ninguém e a gente não deixa de confraternizar”, conta. “Como vim para esta compra, decidi levar os presentes da minha mãe, da minha irmã e do meu namorado. Também aproveitei a promoção e comprei algo para mim.”

PUBLICIDADE

Horário especial

A partir desta semana, o comércio começa a funcionar em horário especial. Entre a quarta (18) e a sexta-feira (20), o funcionamento das lojas será das 8h às 20h. Já no sábado (21), das 8 às 19h. O expediente também será modificado no domingo (22), com início às 10h e encerramento às 16h. Na segunda-feira (23), a jornada será das 8h às 20h. Por fim, na terça-feira (24), véspera de Natal, o comércio estará aberto das 8h às 18h.

Sair da versão mobile