Ícone do site Tribuna de Minas

Turistas gastam R$ 408 na Zona da Mata

PUBLICIDADE

A maior parte dos turistas que visitaram a Zona da Mata no ano passado (54,7%) escolheu a região como destino de lazer. Deste grupo, 70% apontaram como preferência o ecoturismo em circuitos como o Pico da Bandeira, localizado na Serra do Caparaó, e Serra do Ibitipoca, localizada em Lima Duarte. Os dados foram coletados pela Pesquisa de Demanda Turística, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur).

De acordo com o estudo, do total de visitantes, 60% eram oriundos do próprio estado, 23% do Rio de Janeiro, 6,6% de São Paulo e 4,8% do Espírito Santo. Os homens foram maioria (60%), e os solteiros respondem por 62%, com idade entre 21 e 30 anos (45,5%). No quesito escolaridade, 52,5% possuíam curso superior. Cada turista permaneceu, em média, quatro dias na região e gastou R$ 408,38. Além do Pico da Bandeira, que recebeu nota oito na avaliação dos visitantes, e da Serra do Ibitipoca, que ganhou 8,4, integram o circuito turístico da região: Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Carangola, Durandé, Espera Feliz, Faria Lemos, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Mutum, Pedra Dourada, Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Simonésia e Tombos.

PUBLICIDADE

A pesquisa revelou, ainda, que os turistas que visitaram Minas Gerais em 2011 permaneceram, em média, cinco dias no estado e gastaram R$ 538,56, valor 62% superior ao de 2010 (R$ 332,21). Aqueles que viajaram a negócios foram os que mais movimentaram a economia, tendo um gasto individual de R$ 955,35, seguidos pelos visitantes motivados pelo turismo rural (R$ 516,16), bem-estar (R$ 460,66), natureza e aventura (R$ 460,66) e cultural (R$ 369,95).

Sair da versão mobile