O Governo mineiro arrecadou R$ 2,15 bilhões à título do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), aumento de 15% na comparação com o mesmo período de 2011. O volume refere-se aos pagamentos efetivados até 31 de março. O balanço foi apresentado ontem pelo secretário da Receita Estadual, Gilberto Silva Ramos.
Segundo a superintendente da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Maria do Carmo Silveira Nascimento, 76% do valor emitido para o IPVA 2012 foi quitado, e 34% dos contribuintes mineiros pagaram o imposto em cota única. No total, foram recebidos nove recursos questionando os valores praticados, com cinco deferimentos. Ramos espera que o recolhimento chegue a 95% até o final do ano.
A Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos (TRLAV), no valor de R$ 66,38 para todos os veículos, venceu no dia 2 de abril e 53% do total emitido foi recebido, representando R$ 256 milhões. Os pagamentos de IPVA, TRLAV, seguro obrigatório e eventuais multas de trânsito são essenciais para que o contribuinte receba o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2012.
