Uma longa fila de interessados já se formou nas primeiras horas da abertura da licitação para a concessão de novas placas de táxi, na manhã desta terça-feira (17) em Juiz de Fora. Por volta das 11h, a fila ia desde a Escola de Governo, localizada na Rua Maria Perpétua, até a Avenida Surerus, no Bairro Ladeira. A Settra ainda não divulgou dados parciais e, por meio de assessoria, informou que sairá um balanço do número de interessados até o final do dia. A expectativa é de que, pelo menos, 800 pessoas participem da concorrência, que segue até meio-dia, e depois permanece das 14h às 17h. Os interessados estão sendo atendidos por meio de senhas.
No total, serão 105 novas placas. Após a abertura dos envelopes, os documentos seguem para avaliação. Ainda não há data definida para a divulgação dos resultados. Apesar da ação ajuizada pela Associação dos Taxistas na última sexta-feira, na 2ª Vara de Fazenda Pública, pedindo o cancelamento do processo licitatório, não haverá nenhuma alteração.
O edital prevê que os novos veículos serão assim distribuídos: 50 convencionais, 50 adaptados e cinco híbridos. Eles deverão ter sistema GPS, câmera de vigilância e taxímetro biométrico. Os vencedores da licitação dos táxis convencionais deverão recolher a outorga de R$ 20 mil. Já os ganhadores das placas para táxis adaptados e híbridos estarão isentos. Com a da licitação, a frota de táxis da cidade passará dos atuais 545 carros para 650. A previsão é que os novos carros comecem a circular no segundo semestre.