A Latam Airlines Brasil informou que irá operar voos no Aeroporto Presidente Itamar Franco, localizado entre Rio Novo e Goianá, na Zona da Mata, a partir do próximo ano. A informação foi dada em primeira mão ao colunista Celso Martins, que adiantou que os voos serão diários, realizados em aeronaves do modelo Airbus A319 para 132 passageiros e com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Procurada pela Tribuna, a companhia aérea confirmou, nesta quinta-feira (16), o início das operações para o primeiro trimestre de 2022. “A Zona da Mata Mineira será o terceiro destino da Latam no estado, depois de Belo Horizonte e Uberlândia”, afirmou em nota.
Sobre a motivação para incluir a região na malha aérea, pontuou que “Juiz de Fora faz parte do eixo industrial das cidades próximas à BR-040 e à BR-116” e ressaltou os aspectos da economia local. “Além de abrigar diversas instituições de ensino, tem como destaque o setor de serviços e atividades industriais ligadas a alimentos e bebidas, produtos têxteis, artigos de vestuário, metalurgia, mobiliário e de montagem de veículos.”
Por fim, concluiu que “mirando o retorno das viagens corporativas, a Latam vai conseguir ligar a cidade diretamente aos seus principais hubs no País e, por consequência, ao exterior.” A companhia declarou, ainda, que em breve irá anunciar a data de inauguração da rota e o início das vendas.
No aguardo
A Tribuna também entrou em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para saber o andamento do processo para as atividades da Latam na Zona da Mata. A assessoria do órgão regulador informou apenas que, até o momento, “não consta registro de voo para a localidade informada”. Já a concessionária do Aeroporto da Zona da Mata informou que ainda não foi procurada formalmente pela companhia.
Operações
No momento, o Aeroporto Presidente Itamar Franco conta com voos diários para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, realizados pela Azul. A operação é feita com aeronaves ATR-72, que têm capacidade para transportar 70 passageiros.
Em novembro serão retomados os voos da Gol, por meio da VoePass, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Desde junho de 2020, as companhias mantêm parceria na atuação de voos regionais.