O Aeroporto da Zona da Mata completa 12 anos de operação com voos regulares no próximo dia 23 de agosto. Em 2011, o modelo ATR-72 da Azul aterrissou pela primeira vez no terminal, dando início à sua trajetória. Em julho deste ano, a concessionária registrou o maior número de passageiros atendidos. No total, foram 22.321 embarques e desembarques operados pelas companhias Gol, Azul e Latam, número maior do que a média mensal verificada este ano, que contabiliza 17.565 viajantes dentre chegadas e partidas.
Flávio Santos, superintendente do Aeroporto da Zona da Mata, destaca as ampliações na malha aérea do aeroporto realizadas desde o ano passado. “Dentre elas, destacamos o início das operações da Latam, a inclusão de novas frequências da Azul para Confins e a retomada das operações da Gol com o Boeing 737. O incremento da oferta foi muito bem recebido pela região, que apresenta demanda relevante pelo transporte aéreo.”
O diretor de Aeroportos da Socicam, Marcelo Bisordi, complementa que o desempenho do Zona da Mata é promissor e demonstra sólido protagonismo nas viagens de negócio, além de potencial de crescimento nas viagens que objetivam o lazer. “Temos um compromisso inegociável com a segurança e a eficiência das operações do aeroporto, atributo fundamental para o crescimento estruturado da oferta de voos.”
Atualmente, os passageiros contam com voos regulares da Azul para Viracopos (SP) e Confins (MG), da Gol para o Aeroporto de Congonhas (SP) e da Latam para Guarulhos (SP).
Previsão de novos voos
Segundo a Azul Linhas Aéreas, está prevista, a partir de 30 de outubro, a expansão de quatro para seis a frequência semanal de voos com destino ao Aeroporto de Confins (MG). A rota, atualmente disponível às segundas, quartas, sextas e domingos, também será oferecida às terças e quintas.
A Azul também vai alterar o horário dos voos. As chegadas na Zona da Mata serão às 14h10, ao passo que as partidas serão às 14h45, rumo a Belo Horizonte. Até o dia 30 de outubro, as operações permanecem com pousos às 18h05 e decolagem às 18h45. As viagens seguem realizadas pelos modelos ATR-72, com capacidade para 72 passageiros.
O Aeroporto da Zona da Mata é a principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e região.