O horário especial para a compra de material escolar já está valendo em Juiz de Fora, a partir dessa quinta-feira (16). O aumento do tempo de atendimento em papelarias e livrarias tem por objetivo dar a pais e responsáveis mais conforto para comparar as opções. Aqueles que trabalham durante o horário comercial têm como fazer uma busca mais cuidadosa pelos produtos e podem fazer as compras com mais tranquilidade. Os estabelecimentos desse setor podem funcionar até o dia 15 de fevereiro das 8h às 20h de segunda a sexta-feira e das 8h30 às 16h aos sábados.
Como as listas de material escolar possuem itens cujos preços podem variar até 205,26% em Juiz de Fora, conforme pesquisa da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon JF), a orientação do órgão é de que os consumidores fiquem atentos e façam a pesquisa de preço em várias lojas, aproveitando o tempo extra. A comparação de preços foi divulgada na quinta-feira (9) e pode ser conferida no site www.pjf.mg.gov.br.
Entre as orientações do Procon, estão cuidados em compras físicas e pela internet, como verificar qual é o preço mais acessível e se o frete não é mais alto que o valor dos produtos; a possibilidade de compras coletivas, que podem facilitar a negociação do desconto; cobrar a nota fiscal; adquirir produtos com selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que tenham informações completas sobre o fabricante e estejam armazenadas da maneira adequada, dentro do prazo de validade e funcionando corretamente; o Procon ainda aconselha os responsáveis a reaproveitarem os materiais que ainda estão em boas condições de uso, evitando compras sem necessidade.
O horário especial é fruto do acordo de condições especiais de trabalho “volta às aulas”, assinado pelos presidentes do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF), Emerson Beloti, e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Juiz de Fora (Sindicomerciários), Silas Batista da Silva.