Ícone do site Tribuna de Minas

Recanto da Mata: um reduto de tranquilidade

Recanto3 e1529023112142
Na esteira do crescimento da Zona Norte, o Recanto da mata vive um processo de ocupação e crescimento ordenado (Foto: Olavo Prazeres)
PUBLICIDADE

Um dos bairros mais jovens de Juiz de Fora, o Recanto da Mata possui apenas sete anos de existência e nasceu em meio à expansão vivida pela Zona Norte nos últimos tempos. Foi construído onde era uma grande fazenda, próximo aos bairros Cidade do Sol e Santa Maria, com a proposta de trazer empreendimentos residenciais de alto padrão para uma região em desenvolvimento. Desde então, vive um processo de ocupação e crescimento ordenados, enquanto a oferta imobiliária segue em ritmo acelerado para transformar o local na área mais valorizada do entorno.

A paisagem é o cartão de visitas para o crescimento do potencial imobiliário: o bairro é rodeado por uma área de preservação ambiental permanente. As construções vão desde apartamentos com dois quartos e 70m² de área até casas triplex com metragem de 180m². Os valores dos imóveis disponíveis à venda chegam a R$ 450 mil.

PUBLICIDADE

Menos conhecido do que outros bairros da cidade, a demanda por moradia no Recanto da Mata vem crescendo aos poucos. “Temos muitos militares que moram aqui por conta da proximidade com o 27º Batalhão da Polícia Militar. Isto criou uma procura dos profissionais que são de fora e vêm trabalhar na cidade”, relata a corretora da imobiliária RVP Imóveis, localizada no bairro, Poliana Cardoso Xavier de Brito.

PUBLICIDADE

Com o aumento da procura, a expectativa é que os preços também se elevem. “Ocorreu uma valorização nos últimos anos, e esta é uma tendência que vai continuar. O Recanto da Mata é o bairro mais valorizado da Zona Norte”, destaca Poliana. Desta forma, o local tem atraído não só pessoas que desejam morar, mas também que querem investir, adquirindo imóveis para posterior locação. Esta movimentação é menor quando comparada às vendas, mas já está acontecendo.

A oferta de imóveis nas imobiliárias que não são localizadas no bairro é mais restrita, mas é possível encontrar oportunidades de compra e locação em estabelecimentos em Benfica, na Zona Norte, e também no Centro.

PUBLICIDADE

Localização e segurança são atrativos

O Recanto da Mata possui acesso único pela Avenida Juscelino Kubitschek, o que contribui para o aumento da segurança. “É um bairro fechado, que não é área de passagem para outros lugares. Isto propicia maior segurança”, analisa a corretora Poliana Cardoso Xavier de Brito, que também mora no local. “Já houve intenção de transformar o Recanto da Mata em condomínio fechado, mas os moradores optaram por não fazer isto, para não interferir na oferta de serviços públicos, como ônibus e coleta de lixo.” Segundo ela, a frequência de ambos os serviços é satisfatória.

Parte nova do bairro recebe mais um empreendimento (Foto: Olavo Prazeres)

Para aumentar a segurança no bairro, está sendo testado o serviço de segurança patrimonial motorizada, conforme explica o vice-presidente do bairro, Leonardo Moraes Guimarães. “O trabalho é realizado por meio de moto-patrulhamento. Também é estudada a possibilidade de serem colocadas guarita e cancela. Com isto, o bairro não se tornaria um condomínio, apenas contaria com uma segurança mais aprimorada.”

PUBLICIDADE

Distante, mas bem localizado

Situado a cerca de 14 quilômetros do Centro, a distância não é considerada problema para os moradores. Na avaliação do vice-presidente do bairro, o lugar oferece muitas vantagens. “É muito sossegado e tranquilo. A localização é muito boa, pois estamos perto de supermercados, posto de gasolina e outros estabelecimentos”, pontua Leonardo.

Ele conta que morou no bairro vizinho Cidade do Sol desde 1985. “Há cinco anos surgiu a oportunidade de vir para cá. Sou um dos moradores mais antigos do Recanto da Mata, e estou vendo o bairro crescer.” A decisão de se mudar foi tomada, segundo ele, para garantir a proximidade com a família e também uma boa qualidade de vida. “É um bom lugar para se viver.”

O Recanto da Mata está situado a cerca de cinco quilômetros do Shopping Jardim Norte, no Bairro São Dimas, e também do Bairro Benfica, na Zona Norte, que são dois centros comerciais da cidade.

PUBLICIDADE

Comércio ainda é restrito

O comércio é restrito à Rua Engenheiro Geraldo Magela de Mattos Sanabio, onde funcionam padaria, mercado, restaurante e hamburgueria. Recentemente, o bairro também ganhou um salão de festas.

A oferta é básica, mas atende bem aos moradores, como relata a diagramadora Simone Chiconelli. Antes de se mudar para o Recanto da Mata, ela morava no Manoel Honório, reconhecido pela estrutura comercial diversificada. “Estou aqui há quatro anos e gosto muito. Não sinto falta de nenhum produto ou serviço, pois o que ainda não é oferecido dentro do bairro é de fácil acesso no entorno.”

Comércio é incipiente, mas comunidade se organiza em grupos de WhatsApp para sanar as dificuldades (Foto: Olavo Prazeres)

Ela destaca que os moradores criaram uma rede de comunicação que também tem a proposta de sanar o que ainda está indisponível no bairro. “Temos um grupo de WhatsApp em que são divulgados diversos serviços. Há moradores que são proprietários de farmácia e pet shop, por exemplo, que oferecem entrega gratuita de remédios e busca do animal de estimação.”

PUBLICIDADE

Na avaliação do vice-presidente do bairro, Leonardo Moraes Guimarães, a tendência é que os serviços oferecidos dentro do bairro sejam ampliados futuramente.” O bairro é muito novo e está crescendo agora. Já temos terreno para a construção de um posto de saúde e da igreja católica. A tendência é aumentar a ocupação residencial e comercial.”

Sair da versão mobile