Ícone do site Tribuna de Minas

Encontro debate políticas públicas para produtores de leite de JF

PUBLICIDADE

O compartilhamento de experiências e as perspectivas da produção de leite dos produtores rurais de Juiz de Fora para 2018 são alguns dos temas discutidos nesta quinta-feira (14), no 1° Encontro dos Produtores Rurais – Pró-Leite. O evento acontece a partir das 14h, no Parque de Exposições, e contará com a palestra do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges. Em sua fala, ele apresentará algumas políticas públicas voltadas para o setor que podem ser utilizadas por produtores locais para alavancar a produção.

Organizado pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), o evento visa a oferecer um diagnóstico do programa Pró-Leite, iniciativa criada em 1995 para modernizar a produção de leite e propiciar aumento da renda do produtor, a partir de assistência técnica continuada. Segundo o secretário de Agropecuária e Abastecimento de Juiz de Fora, Bebeto Faria, o programa é custeado pela Prefeitura e atende atualmente a 85 produtores rurais. “Nós temos a pretensão de aumentar esse número de produtores atendidos. Temos visto grandes melhorias para o produtor, como a melhora na genética do gado, o que tem gerado o aumento da produção depois de entrar no Pró-leite e ter esse acompanhamento, explicou.

PUBLICIDADE

Dentre os desafios a serem discutidos está o desafio de manter a rentabilidade do preço do leite, em queda há cinco meses, segundo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – ESALQ/USP. Em outubro, na Zona da Mata, o preço médio para o produtor foi de R$ 0,93 por litro, 7% abaixo da média nacional de R$ 1 por litro. De acordo com o boletim divulgado, uma das razões para quedas consecutivas é a baixa demanda por lácteos na ponta final da cadeia, que segue impactando o mercado nacional com o baixo valor do produto.

PUBLICIDADE

Para o secretario, o encontro fortalece uma atividade tradicional e importante para o município de Juiz de Fora, a partir da realização de eventos que possam auxiliar no aumento de renda e a maior geração de empregos no meio rural. “Nós queremos fortalecer a classe, implementando novas políticas de apoio ao microprodutor e à agricultura familiar, algo característico da nossa região. Sem o nosso apoio, fica difícil dessas pessoas produzirem em condições de competitividade.”

Sair da versão mobile