Os vencedores do 45º Concurso Nacional de Produtos Lácteos serão premiados nesta quinta-feira (14), durante a cerimônia de encerramento do Minas Láctea 2022, que acontece a partir das 19h no Expominas, situado no km 790 da BR-040, na altura do trevo de Torreões, Zona Norte. Os julgamentos foram realizados na terça e na quarta no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, no Bairro Santa Terezinha, Zona Nordeste, sem a participação do público, que irá conhecer o resultado junto com os participantes no decorrer da solenidade.
Ao todo, serão 36 queijos premiados em 12 categorias: queijo prato lanche 3 kg, provolone defumado, gouda, requeijão cremoso, parmesão, reino, minas padrão, gorgonzola, cottage, manteiga de primeira qualidade, doce de leite pastoso e produto inovador. Cada classe terá ganhadores de primeiro, segundo e terceiro lugares, sendo avaliados atributos sensoriais como aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.
A última disputa havia ocorrido em 2019, já que nos dois últimos anos o evento não aconteceu em decorrência da pandemia. O coordenador do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, Fernando Resplande, destacou que neste ano as empresas estavam “ávidas”. “Tivemos recorde de produtos, com mais de 80 indústrias participando de, praticamente, todo o Brasil. Tínhamos 11 categorias e este ano criamos mais uma, a de queijo cottage.”
Segundo ele, nesta edição também houve recorde de juízes (31) e de grupos de juízes. “Trabalhávamos com quatro e fomos obrigados a trabalhar com seis grupos, devido à quantidade de amostras a serem avaliadas.” Resplande lembrou que o concurso foi realizado em dois dias. “Já estamos tabulando as notas para obter o resultado. Vamos premiar os três primeiros lugares, com troféus e certificados.”
O coordenador acrescentou que a organização do concurso foi muito elogiada pelos juízes. “Esperamos que no próximo ano tenhamos mais indústrias e que sejamos obrigados a criar mais grupos de juízes, batendo novos recordes. É o Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Epamig, fazendo seu papel de agregar a indústria nacional de laticínios, por meio de tecnologia, pesquisa e de divulgação de resultados.”
Minas Láctea no Expominas
Quem ainda não teve oportunidade de conferir 46ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) no Expominas, tem até esta quinta-feira (14) para conhecer a tradicional vitrine para produtos derivados do leite de diversas partes do Brasil e também fazer degustação em estandes exclusivos de alguns laticínios, provando queijos diversos, iogurtes, manteigas e doces de leite. São 600 itens expostos por 80 produtores. O horário de visitação é das 14h às 21h, e, no mesmo espaço, acontece a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq). Há cerca de 100 expositores de empresas de vários setores lácteos, como ingredientes, maquinários e embalagens. A entrada é gratuita.
Na cerimônia de encerramento, os visitantes poderão conhecer os ganhadores do Concurso Nacional de Produtos Lácteos e também do 1º Desafio Gastronômico Deleite Mineiro, realizado em parceria com o Curso de Gastronomia da UniAcademia. Três receitas, desenvolvidas com os produtos lácteos fornecidos pela organização, são finalistas: Fettuccine de pupunha, fonduta de queijo mineiro, pó de açaí, gema de ovo caipira a baixa temperatura, tuille de mel de aroeira e Pancs; Mingau de leite com caramelo de rapadura; e Tiramissu de caipirinha. O julgamento final está marcado para as 16h desta quinta, no espaço da Expolac, mas a premiação acontece à noite.
O 35º Congresso Nacional de Laticínios também termina nesta quinta e tem, ao todo, 14 palestras ministradas por representantes de indústrias, universidades e associações ligadas à cadeia produtiva de lácteos. A programação pode ser conferida na página oficial do Minas Láctea. O Instituto Cândido Tostes ainda recebe a 41ª Semana do Laticinista, com 13 cursos de curta duração (quatro ou oito horas), oferecidos desde terça por empresas e profissionais de destaque no setor.