Atualizada às 19h04
A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) realizou, nesta terça-feira (14), a operação “Impacto fiscal”, que vistoriou veículos de carga em 25 pontos de rodovias de 24 cidades mineiras na tentativa de coibir a sonegação fiscal no estado. Na região, auditores estiveram presentes em três locais: na BR-267, altura do Bairro Igrejinha, Zona Norte; na LMG-874, em Matias Barbosa; e na BR 116, em Muriaé. Nestes pontos, foram fiscalizados 270 veículos, dos quais foram constatadas irregularidades em mais de 20. O balanço da operação no estado será divulgado hoje.
Dentre as irregularidades encontradas na região estavam ausência de documentação de produtos, notas subfaturadas, reutilização de documentos e um caso de substituição tributária, em que a remessa estava destinada à pessoa física em vez de pessoa jurídica. “O foco da nossa operação era combustível, bebidas e alimentos. Detectamos transporte irregular de móveis, confecções, laticínios, embalagens, tijolos e britas”, explicou o superintendente regional de Fazenda, Marcus Dutra Abib. Segundo ele, a carga foi retida enquanto a fiscalização fazia contato com a transportadora ou proprietário para informar a situação. “Os responsáveis foram multados e, após a regularização, o material foi liberado.”
A ação contou com o suporte de policiais militares da 4º Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito (4ª CiaIndMat), responsáveis pela vistoria de documentação veicular e dos motoristas. “Tivemos condutores que foram autuados por apresentarem problemas no documento ou serem inabilitados”, destacou o sargento Luiz Francisco da Conceição Sousa.
No estado
Em Minas, foram empenhados em campo 94 auditores fiscais, além dos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM). O superintendente de Fiscalização, Marcos Vinícius da Cunha, destacou que a SEF está retomando com mais intensidade esse tipo de operação, que se tornará rotineira, agora em parceria com a PRF. “Essa ação é complementar às auditorias e monitoramentos que fazemos na Fazenda.”
O chefe de Comunicação da PRF, inspetor Aristides Júnior, reiterou a parceria com a SEF. “É a primeira vez que fazemos uma operação dessa amplitude, em todo o Estado, simultaneamente. É a primeira de outras que vão ocorrer.” Além de Juiz de Fora, a operação aconteceu em Aimorés, Arceburgo, Betim, Borda da Mata, Carmo do Cajuru, Contagem, Curvelo, Delta, Frutal, Itapeva, Iturama, Martins Soares, Matias Barbosa, Montes Claros, Muriaé, Patos de Minas, Perdões, Poços de Caldas, Sabará, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.