Ícone do site Tribuna de Minas

Laticínio artesanal dirigido por casal de JF é premiado em Brasília

laticínio da dalt premiado pela CNA
HEMERSON HABER (ao centro) e a técnica de campo Maria Rita (á direita) receberam o prêmio em Brasília (Foto: Adriano Brito/Trilux/CNA)
PUBLICIDADE

O casal de produtores Hemerson Haber Ferreira e Nathalie de Souza, do Laticínios Da Dalt, de Juiz de Fora, foi agraciado no Prêmio CNA Agro Brasil 2023, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nesta terça-feira (12), em Brasília. Agricultores há 20 anos, a dupla venceu a categoria ATeG Agroindústria, da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

LEIA: Minas Láctea 2024: data do evento é divulgada

PUBLICIDADE

Na premiação, o casal – que produz, atualmente, seis tipos de queijo, manteiga e iogurte – recebeu uma balança digital industrial com capacidade de até 300 quilos, um rotulador eletrônico com impressora e um lavador de botas com lavatório para assepsia integrada. A técnica de campo do Senar que atende os produtores, Maria Rita Ferreira Toledo, também foi premiada.

PUBLICIDADE

“O reconhecimento é importante porque é um trabalho em família que a gente faz, eu, minha esposa e meus filhos. Ser escolhido entre tantos é algo que a gente não esperava, mas foi muito gratificante. Gostei demais e espero continuar contando com o Senar e a ATeG”, disse Hemerson à assessoria de comunicação do Senar. Hemerson e Nathalie participaram, inicialmente, de uma capacitação do Senar em derivados de lácteos para melhorar a qualidade dos seus produtos, elaborados na propriedade da família em Juiz de Fora, e depois ingressaram na assistência técnica.

VICE-PRESIDENTE do Senar Renato Laguardia, ex-presidente da República Michel Temer, a produtora Nathalie de Souza, o superintendente Celso Furtado Jr. e o produtor Hemerson Haber, de Juiz de Fora (Foto: Adriano Brito/Trilux/CNA)

Laticínio fornece para escolas de JF

Hemerson e Nathalie, que têm sua unidade de produção localizada na Vila Almeida, Zona Leste de Juiz de Fora, participam de uma cooperativa da agricultura familiar local que entrega produtos estocáveis e perecíveis para merenda escolar da rede municipal de ensino e creches parceiras da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Eles são atendidos pelo Município nos programas PróLeite, que oferece assistência técnica e veterinária de forma gratuita; o Porteira pra Dentro, com serviços de mecanização agrícola; além de possuírem o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em seus produtos para comercializarem de forma segura na cidade.

PUBLICIDADE

APL Queijo Minas do Caminho Novo

Além dos programas, o casal faz parte do Arranjo Produtivo Local de Queijo Minas do Caminho Novo, primeiro APL do produto reconhecido em Minas Gerais. Eles participam, ainda, de uma cooperativa de agricultura familiar local que entrega produtos estocáveis e perecíveis para merenda escolar da rede municipal de ensino e creches parceiras da PJF.

Na cerimônia, o Senar premiou cinco produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, apicultura, fruticultura, olericultura e agroindústria dos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023” avaliou as propriedades segundo critérios como adoção de boas práticas agropecuárias, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, promoção da sucessão familiar, desempenho produtivo/gerencial e melhoria na qualidade de vida.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile