Ícone do site Tribuna de Minas

Salário mínimo ideal seria de quase R$ 8 mil para sustentar família, aponta Dieese

PUBLICIDADE

O salário mínimo necessário para sustentar uma família de quatro pessoas no Brasil deveria ter sido de R$ 7.992,47 em outubro de 2026, segundo levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na última terça-feira (10). O valor corresponde a 4,93 vezes o piso nacional vigente, de R$ 1.621, e representa uma diferença de R$ 6.371,47. O cálculo considera despesas com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

Em Minas Gerais, o custo dos alimentos também evidencia a diferença entre a renda e as despesas básicas dos trabalhadores. Em Belo Horizonte, cidade mineira incluída na Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, o conjunto de produtos essenciais custou R$ 810,73 em outubro, comprometendo 54,07% do salário mínimo líquido, já descontada a contribuição previdenciária de 7,5%. O trabalhador remunerado pelo piso nacional precisou dedicar 110 horas e dois minutos de trabalho para adquirir os alimentos pesquisados.

PUBLICIDADE

A pesquisa, realizada pelo Dieese em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), abrange as 27 capitais brasileiras. Em todas, o custo da cesta básica aumentou. As maiores altas foram registradas em Salvador (6,79%), Natal (6,68%), Recife (6,41%) e Fortaleza (5,48%).

Salário mínimo necessário aumenta em outubro

O valor calculado pelo Dieese apresentou crescimento em relação a setembro, quando o salário mínimo necessário foi estimado em R$ 7.750,01. A diferença entre os dois meses chegou a R$ 242,46, o equivalente a uma alta de aproximadamente 3,13%.

Na comparação com outubro de 2025, quando o rendimento necessário havia sido calculado em R$ 7.116,83, o aumento foi de R$ 875,64, ou aproximadamente 12,3%.

A estimativa leva em consideração a determinação prevista na Constituição Federal de que o salário mínimo deve atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família. Para chegar ao valor, o Dieese utiliza como referência o custo da cesta básica mais cara entre as capitais pesquisadas, que, em outubro, foi a de São Paulo, de R$ 951,37.

PUBLICIDADE

O levantamento considera uma família composta por dois adultos e duas crianças. Dessa forma, o salário mínimo necessário funciona como um indicador do rendimento que seria suficiente para cobrir as despesas previstas constitucionalmente, e não como uma proposta oficial de reajuste do piso nacional.

(Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil)

Cesta básica em Minas Gerais fica mais cara

Em Belo Horizonte, a cesta básica apresentou aumento de 0,96% entre setembro e outubro, alcançando R$ 810,73. Na comparação com outubro do ano passado, o crescimento foi de 13,15%. Já no acumulado de 2026, a elevação chegou a 12,09%.

PUBLICIDADE

Entre os 13 produtos pesquisados na capital mineira, oito registraram alta de preços no último mês. O tomate apresentou a maior variação, de 11,87%, seguido pelo açúcar cristal (4,78%), arroz agulhinha (3,84%), manteiga (2,88%) e carne bovina de primeira (1,24%). Também ficaram mais caros o feijão carioca (0,89%), óleo de soja (0,26%) e pão francês (0,05%).

Por outro lado, cinco produtos apresentaram redução de preços: banana (-9,37%), café em pó (-5,35%), batata (-3,85%), leite integral (-2,71%) e farinha de trigo (-2,01%).

O comprometimento da renda do trabalhador mineiro também aumentou. Em setembro, a aquisição da cesta básica exigia 53,55% do salário mínimo líquido. Em outubro, o percentual passou para 54,07%. Há um ano, essa proporção era de 51,03%.

PUBLICIDADE

O tempo de trabalho necessário para comprar os alimentos passou de 103 horas e 50 minutos, em outubro de 2025, para 110 horas e dois minutos no mesmo mês deste ano.

Salário mínimo de 2027 pode chegar a R$ 1.741

Enquanto o Dieese aponta a distância entre o rendimento atual e o necessário para atender às despesas de uma família, o Governo federal prevê elevar o salário mínimo para R$ 1.741 em 2027. Conforme noticiado pela Tribuna de Minas, a estimativa representa um reajuste de aproximadamente 7,4%, com acréscimo de R$ 120 em relação ao valor vigente em 2026.

A previsão consta do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2027, encaminhado ao Congresso Nacional em 31 de agosto. Para chegar ao valor, o Governo considerou uma inflação projetada de 4,93%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), além de ganho real de 2,3%.

PUBLICIDADE

O valor definitivo, no entanto, ainda depende da divulgação do INPC acumulado em 12 meses até novembro, prevista para 11 de dezembro. Após a atualização dos cálculos, o novo piso deverá ser oficializado e passar a valer em 1º de janeiro de 2027.

Sair da versão mobile