Ícone do site Tribuna de Minas

Bancários fecham mais de 50 agências na Zona da Mata

PUBLICIDADE

Após oito dias de greve dos bancários ainda não há previsão de nova negociação entre os bancos e a categoria. A mobilização, iniciada no último dia 6, atingia, nesta terça-feira (13), 52 agências na região, sendo 39 só na cidade, conforme levantamento do Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora e Zona da Mata (Sintraf-JF). De acordo com a entidade, todas as unidades locais da Caixa Econômica e do Banco do Brasil tiveram as atividades paralisadas. As agências de Santander, Itaú e Bradesco dos bairros também aderiram ao movimento. Também nesta terça, os trabalhadores se reuniram em assembleia para traçar novas estratégias para a mobilização.

Na avaliação do presidente do Sintraf-JF, Robson Marques, a primeira semana de greve teve saldo positivo. “Estamos acompanhando o aumento da adesão à causa. E a nossa ideia é intensificar o movimento. Nos próximos dias realizaremos manifestações temáticas para melhor dialogar com a população”, adianta. Ele destaca que, além das causas econômicas, a categoria luta por melhores condições de trabalho.

PUBLICIDADE

Em nota enviada à Tribuna, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) declarou que “aguarda uma nova proposta dos bancários para prosseguir nas negociações que resultem em acordo”. Já o Sintraf-JF, explicou que este seria o caminho inverso do que acontece no processo de negociação. “Após o comunicado de greve, é esperada contraproposta por parte dos bancos, que ainda não se manifestaram. Isto só mostra o descaso deles com a categoria”, destaca Robson.

PUBLICIDADE

No país
No oitavo dia de greve, 11.437 agências bancárias foram fechadas em todo o país, segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Os bancários reivindicam reajuste de 16%, valorização do piso salarial, PLR de três salários mais R$ 7.246,82, defesa do emprego, combate às metas abusivas e ao assédio moral, melhores condições de trabalho, fim da terceirização, dentre outros.

Sair da versão mobile