Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz-foranos começam a resgatar FGTS na Caixa Econômica Federal

fgts by felipe couri
Movimento ao longo desta sexta-feira (13) foi tranquilo nas agências da Caixa em JF (Foto: Olavo Prazeres)
PUBLICIDADE

A movimentação nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal, em Juiz de Fora, foi tranquila nesta sexta-feira (13), primeiro dia de pagamento do valor de até R$ 500 por conta ativa ou inativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nesta primeira etapa, o depósito cai automaticamente na conta poupança dos clientes do banco nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril. Nessa primeira etapa, cerca de 44 mil juiz-foranos irão receber o benefício, o que irá injetar R$ 17 milhões na economia local. O cronograma de pagamento seguirá até o dia 31 de março de 2020, atendendo clientes e não correntistas do banco, conforme a data de nascimento.

Em entrevista à Tribuna e à Rádio CBN, o superintendente regional da Caixa, Arnaldo Barcelos Neto, analisou de forma positiva a tranquilidade observada nas agências. “A demanda está abaixo da nossa expectativa, mas isso mostra que as pessoas estão bem informadas. Ela sabem que não é preciso vir ao banco retirar o dinheiro, que podem deixá-lo rendendo na poupança.”

PUBLICIDADE

Ele destaca que a procura dos clientes que compareceram às unidades é voltada ao esclarecimento de dúvidas. “São casos de resolução de cadastro, perda de cartão e outras situações deste tipo.” Segundo Arnaldo, questões, como valor disponível e datas para saque, também não estão sendo muito demandadas. “Percebemos que as pessoas já se informaram a respeito e isso garantiu a tranquilidade que estamos tendo neste primeiro dia.”

PUBLICIDADE

O trabalhador que tem conta poupança na Caixa, mas que não quiser receber seus valores automaticamente deve registrar esta opção por meio do aplicativo FGTS, site da Caixa (www.fgts.caixa.gov.br), Internet Banking Caixa ou o telefone 0800 724 2019. Caso o valor já tenha sido depositado nesta sexta, poderá registrar a opção até o dia 30 de abril de 2020, também por meio destes canais ou presencialmente na agência. “Neste caso, a Caixa tem até 60 dias para retornar os valores creditados automaticamente para a conta vinculada de FGTS, sem ônus ao trabalhador”, alerta a assessoria.

Horário estendido
A expectativa é que a demanda possa aumentar neste sábado (14), quando as agências da Caixa, inclusive em Juiz de Fora, irão funcionar das 9h às 15h. As unidades terão atendimento exclusivo para realizar o pagamento, solucionar dúvidas, promover acertos de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Cartão Cidadão. Na segunda (16) e na terça (17), as agências vão abrir duas horas mais cedo, às 9h.

PUBLICIDADE

Quitar dívidas

Paulo Miranda vai usar o recurso para pagar contas (Foto: Olavo Prazeres)

Dentre as poucas pessoas que compareceram à agência da Caixa para sacar o FGTS estava o cobrador Adolfo Monteiro Filho, 56 anos. Segundo ele, o recurso já tem destino certo. “É um dinheiro que eu não estava esperando, veio em boa hora, e vou usá-lo para pagar dívidas.” O mesmo objetivo era do funcionário do comércio Paulo Miranda, 58 anos. “Vou usá-lo para pagar contas.”

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), o economista Reinaldo Domingos, utilizar o recurso do FGTS para o pagamento de dívidas é a atitude mais indicada quando se está inadimplente. “Muitas pessoas usam rendas extras em compras que não precisam, sem considerar sua situação financeira atual, entrando numa bola de neve de inadimplência. Infelizmente, isso é comum.”

Adolfo Monteiro também vai pagar dívidas (Foto: Olavo Prazeres)

A orientação a quem tem contas em aberto é buscar negociar descontos mediante o pagamento à vista. “Quem está em uma situação financeira confortável, deve direcionar o recurso para uma aplicação que tenha melhores rendimentos do que a poupança.”

Mutirão da Caixa
Entre os dias 16 e 27 de setembro, a Caixa irá realizar a renegociação de dívidas, com promessa de descontos de até 90%. “A nossa ideia é aproveitar este momento da liberação do FGTS para que os clientes inadimplentes possam ser reinseridos no mercado consumidor”, explica o superintendente regional. A ação será realizada na agência localizada na Rua Oscar Vidal, 121, Centro.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile