Com os desafios de mensurar o real percentual de preenchimento das mais de 50 mil vagas de emprego oferecidas há quase cinco anos em Juiz de Fora e elevar a média de 20% a 25% de efetividade verificada em sites com este perfil no país, a Prefeitura lançou, nesta quinta-feira (13), o portal “Seu Emprego JF”, considerado um aprimoramento do JF Empregos criado em 2012. O site www.seuempregojf.com.br já está no ar. O processo de migração do banco de dados, que reúne 140 mil currículos cadastrados e 3.100 empresas que usam o site, está em curso.
O investimento para a reformulação da ferramenta foi de R$ 95 mil. Uma das novidades é que o site passa a ser responsivo, podendo ser acessado também por outros dispositivos, como smartphones, tablets, notebooks e desktops. A partir de agora, pessoas físicas também poderão anunciar oportunidades, bastando informar o CPF. A acessibilidade a pessoas com deficiência também foi destacada como mais uma funcionalidade oferecida.
Para uma plateia numerosa, formada prioritariamente por secretários, servidores, vereadores, conselheiros e líderes comunitários, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) “colocou no ar” o novo portal. Ele citou o aprimoramento do projeto em uso nos últimos cinco anos e o seu caráter inovador.
Também destacou a importância da iniciativa neste momento de crise política e econômica enfrentada no país e compartilhou a expectativa de que a ferramenta possa ajudar as pessoas que buscam uma oportunidade de inserção ou recolocação no mercado. Segundo a gerente de Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedettur), Leila Abrahão, o trabalho de reformulação do portal se estendeu por um ano. Ela explicou que o vencimento do contrato com a empresa anterior motivou a realização de licitação, que resultou na contratação da Contratanet Sistemas, de Belo Horizonte, responsável pela nova plataforma.
De acordo com a gerente, o novo modelo visa a atender necessidades apresentadas por Poder Público, empresas e usuários. A nova identidade e o nome, afirma, visam a buscar uma maior aproximação com o usuário, além de oferecer uma comunicação mais moderna, agradável e acolhedora.
A existência de mais “filtros” facilitaria o processo de seleção, possibilitando, como exemplo, a comunicação direta do empregador com o candidato. Ao usuário, foi garantida maior interação do site por meio das redes sociais. No blog, há dicas para quem busca uma recolocação, como orientação para a formulação do currículo.
O titular da Sedettur, João de Matos, destacou que, desde o lançamento do JF Empregos, 51.400 oportunidades foram anunciadas. Os acessos chegaram a 9,3 milhões, sendo contabilizadas mais de 133 milhões de visualizações. “Isso mostra a importância desse site.”
Para o secretário, o portal é a união de tecnologia de ponta e recursos avançados com o objetivo de melhorar a empregabilidade no município. Uma orientação importante é que os usuários deverão realizar o login no novo site, para confirmação do cadastro e atualização dos dados.
O atendimento aos usuários é feito pelo telefone 2104-7643. O acompanhamento das vagas pode ser feito também pelo Facebook.