A greve dos bancários completou uma semana nesta segunda-feira (12), com a paralisação de 41 agências em Juiz de Fora, sendo 20 bancos privados e 21 bancos públicos. Na Zona da Mata e Sul de Minas, o total de estabelecimentos que tiveram as atividades interrompidas chegou a 57. Uma nova rodada de negociações entre os trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) acontece nesta terça-feira (13).
Também nesta terça, o Sindicato dos Bancários (Sintraf-JF) realiza assembleia com a categoria para fazer uma parcial do movimento. Para o presidente da entidade, Watoira Antônio, este ano os trabalhadores estão mais mobilizados e conscientizados. “Não pensamos apenas em lucro salarial, mas também em melhores condições de vida e saúde no trabalho. Precisamos de mais funcionários, e isso não visa apenas a melhorar a qualidade de trabalho, mas também o atendimento.”
A categoria pede reajuste de 14,57%, sendo 5% de aumento real e 9,57% de correção inflacionária, PLR de três salários mais R$ 8.317,90 e piso salarial de R$ 3.940,24.