Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) abriu um edital para cadastro e credenciamento de locais disponíveis para a instalação de empreendimentos. A ação faz parte do programa “JF é o que Importa” e tem como objetivo criar um mapa georreferenciado no site ‘Desenvolve JF‘, inserindo informações sobre os espaços para acesso rápido de potenciais investidores e órgãos que buscam trazer novas empresas para a cidade. Devem se inscrever pessoas físicas e jurídicas que tenham edificações para vender ou alugar. O edital pode ser conferido no site da PJF.
Os imóveis inscritos devem ser adaptados para a instalação de indústria, comércio atacadista, serviços e centros de distribuição de empresas de médio e grande porte na cidade. O cadastro é feito de forma gratuita através do Prefeitura Ágil, e, depois de efetuar o login, o indivíduo deve escolher a opção de “abertura de processos” e selecionar o item “Cadastro de Imóveis, Galpões e Terrenos”. A divulgação do local pode ser excluída a qualquer momento neste mesmo formulário.
As informações dos espaços ficam cadastradas em base de dados da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) da PJF, ficando disponível publicamente apenas as informações técnicas dos imóveis. Os dados pessoais dos proprietários são resguardados e podem ser visualizados apenas após a solicitação formal de um possível investidor e/ou interessado, sendo necessária a autorização e agendamento prévio do proprietário.
O secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado, explica que a Sedic busca promover a instalação de novas empresas, contribuindo para que ocorra o fomento de empregos, renda e desenvolvimento econômico. “A Prefeitura auxilia os investidores na identificação de localidades, dentro do município, que atendam aos requisitos relacionados à infraestrutura, como água, esgoto, energia elétrica, gás, conexão rodoviária, zoneamento, entre outras, para conclusão dos respectivos estudos de viabilidade”, explica.