A integração temporal e tarifária do transporte coletivo urbano em Juiz de Fora, conhecida como bilhete único, deve ser expandida para toda a frota em dezembro, conforme nota divulgada ontem pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). Porém, a pasta não especificou em qual data específica a medida entrará em vigor. Atualmente, quatro linhas operam no projeto piloto: Rodoviária (640), Universidade (555), Circular Benfica – Senai/via BR 040 (754) e Distrito Industrial – Circular Benfica (756), De acordo com a Settra, 261 pessoas estão cadastradas para utilizar o serviço, por meio de cartão eletrônico específico.
A notícia foi divulgada no mesmo dia em que a Prefeitura publicou o novo preço do bilhete único, que passará a custar R$ 3,37 a partir do dia 15. Conforme o decreto, o reajuste representa alta de 9,7% em relação ao valor fixado em abril – R$ 3,07 – quando a medida foi implantada.
Por meio do bilhete único, os usuários pagam uma tarifa unificada para utilizar dois coletivos, desde que as duas viagens sejam para regiões diferentes da cidade, em um único sentido (ida ou volta), e aconteçam no intervalo de uma hora e meia. Considerando o reajuste da passagem de ônibus, que sobe para R$ 2,25 também no próximo dia 15, o novo valor do bilhete único representa economia de 25% em relação aos R$ 4,50 que seriam pagos por duas tarifas.
Ainda para dezembro, está previsto o encerramento do estudo técnico que irá viabilizar o edital de reestruturação do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora, que vem sendo elaborado pela Tecnotran – Engenheiros Consultores Ltda. O lançamento do processo licitatório deve acontecer no primeiro semestre de 2015.
