Ícone do site Tribuna de Minas

Pão pode ficar 9% mais caro ainda este mês

PUBLICIDADE

O valor do pão pode aumentar entre 6% e 9% até o fim do mês, segundo estimativa do Sindicato da Panificação de Juiz de Fora (Sindipan/JF). De acordo com o presidente da entidade, Heveraldo Lima de Castro, uma das principais razões para o reajuste é o aumento do valor da farinha de trigo no último semestre. "Ao final do ano passado, a saca de 50 kg trigo saía por volta de R$ 65. Hoje, compramos a mesma quantidade por R$ 110, em média". Segundo o Sindipan/JF , nas padarias juiz-foranas, atualmente, o valor do quilo do pão varia entre R$ 7,99 e R$ 11,90. Com o reajuste, o preço do quilo do pão poderia chegar a até R$ 12,97.

O presidente do Sindipan/JF acrescenta que outros insumos tiveram alta nesse período e, desta forma, o reajuste é inevitável."Tivemos o aumento de outros encargos, como energia e outras matérias primas. Seguramos o máximo que pudemos, mas uma parte deste aumento terá que ser repassado aos consumidores", defende Heveraldo.

PUBLICIDADE

No Brasil

Conforme o Sindipan/JF, as restrições à venda do trigo argentino – impostas pelo Governo do país vizinho em agosto – fizeram com que os panificadores brasileiros partissem em busca de novas fronteiras para a importação do insumo. A maior parte do trigo utilizado atualmente no país é oriunda de países como Estados Unidos e Canadá, onde, além da tonelada do trigo ser mais cara, a distância faz o frete ser caro. Para buscar alternativas no barateamento do produto final, os panificadores tentam o aumento da importação de trigo paraguaio. Em 2012, cerca de cinco milhões de toneladas de trigo em grão vieram da Argentina. Este ano, a expectativa é de que não passe de três milhões.

Sair da versão mobile